Translate

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Novos Registros nos Alagados de Vila Velha, ES, Brasil.

Sábado dia 22.7.2017, acompanhado dos colegas Alexandre Carvalho, Eduardo Neves e guiados pelo incansável Izanildo Sabino, visitamos a Zona de interesse ambiental do Vale Encantado em Vila Velha neste Estado do Espirito Santo, Brasil.

Trata-se de região onde está sendo pleiteada a demarcação de uma nova reserva ambiental ou transformação em uma APA- Área de proteção ambiental.

Vimos algumas aves comuns e já muito registradas, mas, também registramos espécies novas para este birder. Esses novos registros são espécies bastante "trabalhadas" e procuradas, pois já com mais de 740 registros diferentes de aves, não é nada fácil acrescentar novas espécies à lista.!!


Essa coruja buraqueira Athene cunicularia é ave muitíssimo comum e ficou nos olhando muito curiosa!













Tem chovido bastante no litoral e isso tem ajudado na recuperação da região, que ficou quase quatro anos atravessando um período de poucas chuvas e secas. Tivemos de atravessar lugares encharcados para conseguir ir a todos os lugares que pensávamos encontrar algumas espécies. Em um desses lugares alagados pudemos ver e registrar de novo  o tricolino!!


O tricolino, Pseudocolopteryx  sclateri é uma avezinha muito graciosa, que eriça o topete quando nervoso.
Habita os brejos e pântanos com vetação de taboas Tipha dominguenssis. Não é comum e encontra-lo exige uma certa disposição do observador.











As espécies que sonhávamos registrar eram: a Viuvinha-de-óculos, o Golinho, a Sanã-do-capim, e a rolinha de asa canela.

Pelo menos dois lifers conseguimos fazer, que foram, o Golinho  e a fêmea da Viuvinha de óculos conforme nosso relato a seguir:




Este é um exemplar jovem do Golinho Sporophila albogularis. Pode ser observado que a ave já tem a garganta clara (albogularis !) e os lados da cabeça ainda são de cor marrom e que ficarão negros com o tempo e também o bico ainda de cor negra mas que com a idade da ave completando um ano a plumagem se tornará adulta com o bico claro e a cabeça de cor negra, com ressalto para a garganta branca. Essa ave cantava muito no momento dessa foto.



Essa foto, ruim, apenas serve como registro. Mas resolvi publicar dada a dificuldade de se registrar essa ave aqui na região sudeste do Brasil. Trata-se, ao que suponho, da fêmea da Viuvinha de óculos, Hymenops perspicillatus.

Somente agora em maio de 2017 essa ave foi registrada para o Estado do Esp. Santo e só identificamos ao observar o contorno amarelado de seu olho, onde fica patente os "óculos" da espécie. Como seu registro aqui foi devido à migração, pensamos que já poderia ter ido embora e fomos surpreendidos com sua continuidade em local próximo onde foi registrada anteriormente.

Finalmente, localizamos também a Rolinha de asa canela, Columbina minuta, mas recuamos do registro por ainda não termos certeza. Trata-se de uma ave que habita longe das habitações humanas, parecendo não ser tolerante à proximidade!.

Fotos que pensamos ser da C.minuta:




















Uma foto da verdadeira rolinha de asa canela:

Fonte dessa foto:
 https://br.pinterest.com/pin/552183604290683632/

Pode ser observada a semelhança, mas são diferentes e essa Rolinha é uma de nossas próximas metas na observação de aves.
Em nossas próximas saídas ao mato, faremos relatos sobre a procura dessa ave e seu possível encontro, bem como seus hábitos e comportamentos.






Muito obrigado às pessoas que nos visitam!

JSL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!