Translate

quinta-feira, 30 de abril de 2015

CORUJA DO MATO Strix virgata

A CORUJA DO MATO - Strix virgata:
Visitando a mata que circunda o maciço do inselberg dos Três Pontões em Afonso Claudio neste estado do ES, em meados de 2014, tivemos a felicidade de ouvir cantando na mata por volta das 19-20 hs, timidamente, uma coruja que supomos ser a coruja do mato, Strix virgata! Posteriormente, em março deste ano voltamos ao local e dessa vez confirmamos ser mesmo a virgata, mas, entretanto, não conseguimos nenhuma foto, apenas conseguimos gravar sua voz de chamada. "Corujadas" são um capitulo à parte nas atividades de observação de aves! Mistério e surpresa são componentes importantes desse tipo de birding! Aliado a isso, temos vários fatores que tornam essa atividade muito fascinante: que aves noturnas encontraremos? A simples expressão "ave noturna" já nos atiça a curiosidade pois imagina-se seres ocultos durante o dia, avessos à luz! Mas, voltando à pergunta: que aves encontraremos? Bacuraus e sua grande variedade de cantos e chamados?  insuspeitos corujões que ninguém sabe onde se escondem? a famosa suindara com seu grito fúnebre e sombrio? "Rasga mortalha"! o "Mãe-da-lua" e seu canto melancólico ou fantasmagórico? evocando um lamento sofrido ou, conforme a espécie, um som aterrador oriundo de um imaginário "monstro noturno"? As sombras da noite ajudam muito nossa mente a imaginar esses mistérios! e, por vezes o aparecimento da lua em noites propícias, tudo isso contribui para se criar expectativas misteriosas! Além dessas premissas, temos de ficar mais atentos que durante o dia! é no crepúsculo e noite que muitos animais saem de suas tocas para caçar, entre eles, cobras venenosas! E tem também as questões técnicas e de logistica: as lanternas funcionarão? e o flash está bem regulado e carregado? Nessas horas é que notamos o quanto os equipamentos de ponta e caros como as lentes "claras" são importantes!
Pois bem, agora em abril voltamos aos três pontões e com a ajuda inestimável do Itamar Tesch, finalmente conseguimos localizar e finalmente visualizar essa discreta coruja dentro da mata! Foi uma corujada perfeita, que começou com dificuldades tipicas dessas empreitadas. Primeiro a coruja atendeu o chamado da gravação e pousou em uma árvore emaranhada acima de nossas cabeças mas não conseguimos visualiza-la. Após várias tentativas, finalmente, Itamar apontou: "aqui" e lá estava a misteriosa! Pudemos então fotografa-la!

Trata-se de uma coruja que habita várias paisagens vegetais, preferindo florestas mas já foi registrada até mesmo dentro de cidades. É grande e eficiente predador e seu canto é um chamado melancólico. 



Com o aparecimento do casal, pude gravar o canto dos dois. O audio foi depositado no arquivo sonoro do site Wiki Aves:

http://www.wikiaves.com.br/1669548&p=1&tm=s&t=u&u=2183

um abraço aos amig@s passarinheiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!