O Gavião-Pato, é uma espécie de Accipitrideo raro e incomum. Porém, essa raridade não se compara com outros falconiformes brasileiros como, p.ex., a Harpia, o Gavião de Penacho S.ornatus ou o Gavião de Penacho Morphnus. Em algumas ocasiões já o registramos por um bom tempo, por várias vezes o vimos habitando a região de Chaves. Nessas ocasiões ficávamos impressionados com o comportamento de caça desse gavião! Simplesmente espetacular. Consistia em ir subindo em círculos, aproveitando as correntes térmicas e quando chegava bem alto deixava-se cair a pique sobre as copas das árvores em um ato realmente emocionante e espetaculoso!
Imagem obtida em: http://www.avescatarinenses.com.br/animais/1-aves/146-gavião-pato
No sexta feira dia 17 de abril de 2015, estando visitando a localidade de Sobreiro, pudemos observar um individuo do Gavião Pato planando aproveitando as térmicas e voando horizontalmente. Seu voo é muito majestoso e interessante.
O gavião planava horizontalmente sempre prestando atenção no solo, isto é, na verdade caçava olhando o que se movia lá embaixo! Sobreiro é uma região de poucas matas, essas ficam quase sempre no topo dos morros e são capoeirões ou matas secundárias em estágios variados de recuperação. Esse fato é um importante dado a se considerar sobre a biologia desse predador. É citado muitas vezes como sendo ave do interior da floresta, o que não é verdade! Esse gavião parece se adaptar bem e viver em um ambiente misto, intercalado entre mata e campo. A aerodinâmica de seu corpo é toda voltada para planar e caçar em ambientes abertos. Observem essas fotos e vejam a ponta das primárias sempre mantidas abertas, num claro sinal de que se trata de um grande planador como os urubus! Se fosse um caçador florestal como os outros Spizaetus, o formato de seu corpo seria outro. Na verdade é um predador da borda da mata!. Tal fato já havia sido notado por E. Willis, que relatou o procedimento de caça desse gavião no brilhante artigo: https://sora.unm.edu/sites/default/files/journals/wilson/v100n04/p0672-p0675.pdf
Predador ativo sempre chama muito a atenção das possíveis presas! Esse não poderia passar despercebido e nesse dia o S.melanoleucos foi perseguido por um casal do falcão de coleira F. femoralis que importunaram bastante o grande predador.:
fotos gentilmente cedidas pela Birder Aninha Delboni, minha esposa, mostrando um dos momentos em que o Falcão atacava o Gavião-Pato,
Esse registro foi muito comemorado por nós, pois é sabido que aves de rapina são sempre perseguidas e ameaçadas por fazendeiros. Esse gavião é um dos mais bravos habitantes do Brasil e sua beleza e comportamento são impressionantes! Fica demonstrado que apesar de considerado raro, ele é com certeza menos raro do que se imagina! Não é, de fato, ave comum, mas acreditamos que ainda não está ameaçado e que sua raridade é algo natural, ligado à sua escassez e ao fato de ocupar o topo da cadeia alimentar.
Um abração aos nossos amig@s apreciadores das aves!
"deixava-se cair a pique sobre as copas das árvores"....Caramba, Silvério! Eu simplesmente viajei nesta sua descrição! Parabéns pelo registro e pela brilhante descrição da ave e seu comportamento! Abraços de Hilton Cristovão
ResponderExcluirHilton, desculpe a demora! Esse gavião é simplesmente espetacular! Não consigo descrever em detalhes esse espetáculo dele "se deixar cair" a pique sobre a copa das árvores! É uma técnica de caça incrível e espetaculosa e parece ser muito eficiente, pois pega a presa de surpresa!
ExcluirLegal!
ResponderExcluir