Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

MORRO DO ARICANGA = ARACRUZ -ES

No sábado dia 26 de maio estivemos em visita de birding ao Morro do Aricanga em Aracruz neste Estado. A região é dominada até hoje por uma floresta alta, remanescente da mata do platô litoraneo antiga. O diferencial dessa floresta pelo que percebemos, é tratar-se de uma mata onde se misturam elementos das matas de baixada de tabuleiros com as matas montanhosas tão típicas do SE do Brasil. Esse fato tanto pode ser vislumbrado na vegetação como na avifauna. Conhecemos essa reserva desde os idos de 1989. Já registramos alí o gavião-pato, o gavião-pega-macaco, e muitas aves de destaque.
Como elementos tipicos das matas de baixada e que registramos também na Faz. Cupido, citamos o Catatau ou Nicolau, Campylorhynchus turdinus, o periquito verde Brotogeris tirica,o papagaio chauá Amazona rodocorytha que vivem ao lado, p.ex., do tangará Chiroxiphia caudata, que no ES ocorre somente a partir dos 400 metros de altitude.

Imagens da floresta aspecto da mata em uma encosta. As árvores são altas, quase sempre de 30m. de altura em média!
Na borda da mata, uma árvore (prov. um Aderno) com pequena colonia de ninhos de Japús, Psarocolius decumanus
o observador, fotografado enquanto observava de binóculo:
Apesar da belissima mata ainda presente em Aricanga, conseguimos registrar poucas espécies e com pouquissimas fotos. P.ex. ouvimos cantando na mata alta, acima dos 400m. de altitude,o Tangara Chiroxiphia caudata. As poucas fotos que fizemos foram essas: o cabeça-branca Dixiphia pipra
o beija-flor tesourão Eupetomena macroura
o beija-flor Amazilia fimbriata
Mas essas aves não foram fotografadas em Aricanga, mas na Estação biológica de Santa Cruz, no mesmo municipio e Aracruz.

Um comentário:

  1. Nossa pai, as fotos estão lindíssimas!
    Parece que você estava pertinho dos pássaros, apesar de saber que não era o caso rs, tamanha a perfeição das imagens!!
    Beijão, te amo!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!