Translate

terça-feira, 26 de junho de 2012

1. WORKSHOP DE FOTOGRAFIA E OBS.AVES

Entre os dias 22 a 24 de junho, recentes, o COA-ES em parceria com a Pousada Cantinho dos três Pontões do Itamar, realizou o primeiro Woorkshop de fotografia e observação de aves em Afonso Claudio, contando com a presença de boa parte dos membros do COA e pessoas convidadas, e principalmente, trazendo o grande fotografo de aves e ornitólogo JOÃO QUENTAL, que nos brindou com excelentes palestras sobre observação e fotografia de aves. O evento foi um sucesso de congraçamento e conhecimento. Foi uma oportunidade para que os amigos participantes voltassem a se encontrar em uma reunião amistosa de troca de experiências, vivências e também um evento social. As primeiras fotos:

O cartaz anunciando o evento:





Na noite de abertura, sexta feira dia 22, pudemos apreciar uma animada "roda-de-viola" com o grupo folclorico de Afonso Claudio. Logo, fotos de participantes do Evento, na ultima, as participantes Regina, Ana Delboni e Neici Magnago.





A primeira foto do evento ocorreu logo após o jantar. Tratou-se de uma corujinha do mato, a Megascops choliba  que animou a noite com sua bela vocalização.




Outros participantes do mega-evento, que contou com a presença de JOÃO QUENTAL ministrando conhecimentos sobre observação e fotografia de aves aos participantes, abaixo os colegas Evandro Limonge e Mario Candeias, eximios fotografos de aves:




O evento era muito aguardado por nossa comunidade de observadores de aves. Algumas fotos tiradas durante o evento:
As amigas, Ana Delboni( minha esposa) Regina e Margareth Tesch:


A principal observação foi realizada no sábado dia 23, pela parte da manhã. Nessa ocasião, fomos até o platô da montanha, local onde, entre outras, pude registrar as espécies seguintes:

A águia chilena Geranoaetus melanoleucus, um individuo jovem, de plumagem ainda imatura, que sobrevôou o morro e depois empoleirou-se no alto da torre:



Mais aves apareceram e foram fotografadas: O belissimo beija flor de papo branco, Leucochloris albicollis:



Outro beija-flor, o beija flor  preto, aqui representado  por  um  macho jovem:


Com a ajuda de Gustavo Magnago, pudemos fotografar O pica-pau de testa dourada, o Veniliornis maculifrons:


O bico de veludo,Schistochlamys melanopis:


O sabiá-de-coleira, Turdus albicollis:


A maracanã-verdadeira, Primolius maracana:


Continuando na observação, no topo do maciço a 1.050 mts, de altitude, também registramos o petrim, Synallaxis frontalis, interessante furnarídeo de brenhas:

Uma ave  que demorou e deu um verdadeiro show de apresentação  foi a saíra-ferrugem, Hemithraupis ruficapilla:

Completando, também apareceu a Maria-preta  Knipolegus nigerrimus:


Nas proximidades da pousada, pudemos registrar  ainda, o papagaio chauá, Amazona rhodocorytha:


GALERIA DE FOTOS REALIZADAS  NO EVENTO, COLABORAÇÃO DOS COLEGAS  MARIO CANDEIAS DIAS E DOUGLAS RAMOS:



ITAMAR, o realizador,  junto  com o convidado JOÃO QUENTAL, que  nos brindou  com  suas excelentes exposições  sobre as técnicas de se fotografar aves, aliás, Quental revelou-se um gentleman, atendendo a todos com cortesia, não se furtando a responder as mas diversas perguntas e até participando de algumas brincadeiras proporcionadas por "alunos" mais irreverentes!


A subida da trilha: Douglas e Evandro.




Uma das muitas tentativas de se identificar aves na copa das árvores da mata:



A subida da trilha, as vezes um pouco penosa, mas  muito reconfortante, frequentemente, as pausas  para se fotografar:






O local é riquissimo em aves, já tendo sido registradas mais de 170 espécies.

José Ronaldo, um dos brilhantes organizadores do evento, na trilha:



A confraternização entre  os  participantes  foi muito  boa e  nos faz prever  novas realizações: Aqui, os amigos Celi Aurora, Neici e Justiniano Magnago e na  foto a seguir, o Mário Candeias Filho, Fabiano e Vitor junto a Celi.



Á esquerda, João Quental, Paulo Roberto, Vitor e Justiniano:


As vezes, a vontade de se realizar  uma  boa  foto rendia cenas  como essas:






Grupo  com Gustavo Magnago  logo à frente:


Douglas, um dos mais animados participantes do Workshop, debatendo e registrando tudo:


Ao final, as despedidas e a saudade  dos momentos especiais e inesqueciveis  que passamos durante  o evento, João Quental, eu, Evandro e Douglas:



  Um abraço  a todos  aqueles  que  nos visitam!
josé silvério.

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! Ainda bem que temos tantas máquinas fotográficas para apreciarmos essas belas aves mesmo a distancia!!!

    ResponderExcluir
  2. Pai, gostei muito do relato! Fico feliz que existam grupos como esse com interesse em observação de aves e que vocês conseguem organizar esses encontros, que funcionam como uma confraternização e como estímulo para continuar observando os pássaros e aprimorando as técnicas fotográficas. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  3. Pai, o relato ficou ótimo! Eu que não participei do encontro senti até que fiz parte, de tão detalhado ficou o post! Sempre tive muito orgulho de você, agora com essas fotos maravilhosas tenho mais ainda!!! :) Beijos, te amo!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!