Translate

segunda-feira, 20 de maio de 2024

OS COTINGAS AMAZÕNICOS NA VIAGEM A SINOP

 Minha paixão de bico e penas chama-se COTINGIDAE! Essa família incrível que temos o privilegio de conhecer e possuir aqui neste Brasilzão! Verdade que são aves não comuns, ou não abundantes, porém, quando aparecem eles enchem a mata de colorido!

Das espécies que vimos nessa excursão, apenas uma, o Anambé roxo, Xipholena punicea, era uma espécie "nova" para mim. Era uma nova amizade, que festejamos muito. Ainda mais que a ave apareceu junto com sua fêmea!






















Xipholena punicea apareceu junto com sua fêmea, visitando uma árvore que estava carregada de frutas maduras, muito disputadas pelas aves! Alias, todos os cotingas e Tityridae vistos foram nas imediações dessa fruteira nativa.


A Fêmea do Anambé- roxo, também é muito bonita. Essas aves transmitem ao observador a sensação de que são pouco numerosas e estão espalhadas por uma área vasta. Resulta disso a quase impressão de que são mesmo bichos ameaçados e que dependem muito das florestas remanescentes para continuarem a nos encantar com sua beleza e comportamentos típicos. Além disso, aparentemente são discretos. Chegam até a fruteira procurando não chamar atenção, mas o exuberante colorido do macho acaba por entrega-los. 



O Anambé - una, Querula purpurata é um pássaro de bom tamanho, alcançando os machos, ate cerca de 30 cm. de comprimento. As fêmeas não possuem o vermelho gular e são um pouco menores, alcançando 25 cm. Essa ave tem um comportamento espalhafatoso, fazendo muito barulho e um um repertório bem variado. Vivem em grupos pequenos, de até uns 6 indivíduos perambulando pela floresta ou em suas bordas, Distribuem-se por toda Amazônia  e essa foi a única espécie que encontramos em todas as nossas viagens à Amazônia! Não é tão raro quanto os demais. E por essa razão nos dão a sensação de que não estão ameaçados!

Porém, não podemos nos esquecer, que todas essas espécies de aves foram vistas dentro da floresta ou em suas bordas! Ou seja, todas elas dependem totalmente da mata. E, se futuro, em Sinop todas as matas remanescentes forem substituídas por plantações de milho, não teremos de forma nenhuma esses cotingas e todas as outras aves que vimos! tenso!


Cotinga cayana, o Anambé- Azul. Já o conhecíamos de nossa ultima excursão feita em 2022 a Manaus e imediações.  Com essa tonalidade belíssima de azul, vimo-lo na mesma arvore frutífera em que apareceu o Anambé- roxo! Também vimos a fêmea no local. Trata-se de outro Cotinga que nos dá a sensação de ser rarefeito. Isto é, ser pouco numeroso e espalhado por


grandes áreas de floresta. Porém, segundo o Wiki Aves, trata-se da espécie de Cotinga mais amplamente distribuída na Amazônia, e que, pode se reunir muitos indivíduos quando as fruteiras estão com frutos. A foto acima é da fêmea.

Algumas espécies desse mesmo gênero, a Cotinga estão muito ameaçadas em outras partes do país e como exemplo típico, citamos o caso do Crejoá, Cotinga maculata, da mata atlântica e que está muito ameaçado de extinção devido desmatamento excessivo.

Outros anambés, mas da família Tityridae, não são considerados como Cotingas típicos e por essa razão não os incluímos nessa matéria.

Agradecemos às pessoas que nos honram com suas visitas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!