Translate

quarta-feira, 29 de maio de 2024

RAMPHASTIDEOS registrados na viagem a SINOP.

 Recentemente, entre os dias 27 de abril a 03 de maio, estivemos viajando até os municípios de Sinop e Feliz Natal no estado de Mato Grosso. Já fizemos duas postagens sobre essa viagem e as excursões para observar aves que fizemos. Nessa matéria de hoje, falaremos sobre os indivíduos da família Ramphastidae, que abriga tucanos e araçaris.



O Tucano de papo branco, Ramphastos tucanus é um dos maiores tucanos do Brasil. Mede entre 53 a 58 cm. de comprimento. Atualmente está colocado na categoria de ameaça de extinção VU pela IUCN o que significa que encontra-se vulnerável atualmente.

Apesar disso, sua voz é uma das mais ouvidas na Amazônia e possui uma distribuição muito ampla, abrangendo toda a Amazônia. Ave onívora, alimenta-se de frutas, insetos, pequenos vertebrados, e, como outros ranfastídeos, aprecia saquear ninhos de outras aves à procura de ovos e filhotes.


O Araçari de bico branco, Pteroglossus aracari parece ser comum nas matas de Sinop e Feliz Natal. Vimo-lo em vários locais visitados, na maioria das vezes nas bordas da mata. Locais onde aprecia para procurar alimentos.

A espécie também é comum no leste do Brasil, no Estado do Espirito Santo é facilmente encontrado nas matas remanescentes. Como os outros ranfastídeos, é ave onívora, apreciando frutas e insetos. Mas, também predando ninhos de aves quando tem oportunidade.



O Araçari-castanho, Pteroglossus castanotis, talvez seja o araçari mais comum da região de Sinop. Aliás, já registramos essa ave em várias e nossas excursões, tanto à Amazônia quanto ao Pantanal.

Em todas as localidades que percorremos, tanto em Sinop quanto em Feliz Natal, encontramos esse Araçari nas bordas da mata. Seu comportamento é parecido ao do Araçari de Bico branco, inclusive quanto à alimentação.



Araçari de pescoço vermelho, Pteroglossus bitorquatus. Trata-se de um Araçari que está com a classificação de EN na classificação da UICN, o que significa que essa espécie está EM PERIGO de extinção.

Nessa excursão chegamos a ver a espécie em alguns locais. Próxima à Cascalheira, localizamos um bando de uns 6 indivíduos. Posteriormente, no dia de nossa volta, dia 3 de maio, também vimos a espécie já próxima de Sinop. onde vimos 2 indivíduos. É um bonito Araçari, onde se ressalta seu pescoço vermelho.



Araçari de pescoço vermelho, Pteroglossus bitorquatus, fotoragado em Sinop.


Apesar dessas ameaças a esta espécie, sua distribuição na Amazônia é bem vasta.








Registros do Araçari de pescoço vermelho segundo o Wiki Aves: Mapa de registros da espécie araçari-de-pescoço-vermelho (Pteroglossus bitorquatus) | Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil








Esse ao lado é o Araçari de bico riscado, Pteroglossus inscriptus, registrado apenas em duas ocasiões na excursão. Uma em Sinop e a outra em Feliz Natal.

A situação desse Araçari no quadro de classificação do IUCN consta que ele não está ameaçado, classificado como "POUCO PREOCUPANTE".

Comportamento semelhante aos de outros araçaris.



Pyeroglussus inscriptus: notar a semelhança do bico com os bicos dos tucanos.











Um dos mais belos ranfastídeos da Amazônia, o Saripoca de Gould, Selenidera gouldii, tem alguma semelhança com o Araçari- Poca, Selenidera maculirostris da mata atlântica do leste do Brasil.

Não está inserido em categorias de ameaça por parte da IUCN. Mesmo assim, somente o registramos no ultimo dia, em apenas um local.



A Saripoca de gould vive dentro da mata e aparece em suas bordas e até em matas secundárias quando estão à procura de alimentos. Segundo se sabe, alimenta-se predominantemente de frutos e também insetos. Não temos informações se, a exemplo de outros ranfastídeos, ataca ninhos de outras aves. Sua distribuição geográfica abrange a Amazônia e tem também uma população isolada na serra do Baturité no Ceará.




Das nove espécies de Ramphastidae já registradas em Sinop e Feliz Natal, logramos visualizar essas 6 espécies. Ficaram faltando três espécies, a saber: o Tucanuçu, Ramphastos toco; o Tucano de bico preto, Ramphastos vitellinus; e o Araçari-mulato Pteroglossus beauharnaisii.

Os dois tucanos, são aves facilmente registradas em outras áreas do pais. O Tucano de  bico preto ainda é comum na Mata Atlântica, e o Tucanuçu é comum no cerrado, Pantanal e agora está ameaçando invadir a Mata Atlântica. Restando portanto, o Araçari mulato como a falta mais sentida nessa excursão.

Agradecemos a todas pessoas que nos honram com suas visitas!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!