Translate

domingo, 8 de novembro de 2020

Maçarico migratório: Calidris fuscicollis.

 

Estamos na nossa primavera, e outono do hemisfério norte. E nessa época, continuamos observando a chegada e passagem  dos Maçaricos migratórios, na localidade de Ilha do Boi, no município de Vitória, capital do Estado do Espirito Santo.

Nessa ultima semana, presenciamos a chegada de um novo individuo, um maçarico de sobre branco Calidris fuscicollis.

Trata-se de um maçarico de tamanho pequeno para médio, medindo cerca de 15 a 18 cm. segundo o site Wiki Aves.


O individuo que apareceu aqui recentemente,  um Calidris fuscicollis, alimentando-se na Ilha do Boi em Vitória: a ultima vez que o vimos por aqui foi em 2016, há quatro anos atrás!

 Notamos a presença desse maçarico na terça feira dia 27-10-2020 e fizemos essa foto acima, já na quarta feira dia 28-10-2020.


Calidris fuscicollis alimenta-se de pequenos vermos e animalejos presentes nas pedras tomadas por limos e alfaces marinhas. Conforme nossas observações, observamos que a ave não para de se alimentar, talvez preparando-se para a continuidade da viagem. Essa ave emigra da tundra no norte do continente americano, saindo do Canadá ou Alasca e viajando até o sul da América do Sul, Argentina e aqui no Sul do Brasil.


Aqui em Vitória, registramos essa ave em abril de 2013 (retornando da migração) Outubro de 2013, Outubro de 2016 e agora, em Novembro de 2020. Não registramos aqui na Ilha do Boi um grande número de indivíduos mas migrações. Em todas essas ocasiões, observamos apenas um individuo nessas migrações. Em todo o estado do Espirito Santo, temos mais poucos registros, inclusive alguns com um numero maior de indivíduos.




Fica então, confirmada a localidade de Ilha do Boi, em Vitória, como um ponto de passagem dos maçaricos migratórios em sua viagem do Hemisfério norte até o sul do continente e seu retorno.




Muito obrigado as pessoas que nos visitam!!



Um comentário:

  1. No dia 17 de novembro a noite a equipe do Plantão Animal foi procurada para resgatar um pássaro de pequeno porte que foi encontrado debilitado na praia, próximo ao Balneário Primavera. Prontamente entramos em contato com as equipes especializadas em animais e aves marinhas, onde fora agendado para a manhã seguinte o resgate.
    A ave popularmente conhecida como Maçarico (nome científico calidris fuscicollis) mede de 15 a 18 cm e é da família Scolopaci a mesma das Narcejas, se trata de um jovem e está nesse momento em tratamento na unidade do IPEC em Cananéia.
    Captura seu alimento caminhando no chão ou na água rasa comendo invertebrados como besouros, grilos, aranhas, larvas, moluscos e crustáceos.
    Habita ambientes aquáticos lamacentos, bancos de areias e áreas abertas, seu habitat de reprodução é a tundra do norte em ilhas do Ártico do Canadá e do Alasca. Constrói o ninho no chão, geralmente bem escondido na vegetação.
    Põe em torno de 4 ovos - raramente 3 - que são incubados por aproximadamente 22 dias. Apenas a fêmea choca os ovos.
    É uma ave migratória do hemisfério Norte.
    Seu nome científico significa: do (grego) kalidris, skalidris = pássaro da orla, cor de cinzas mencionado por Aristóteles; e do (latim) fuscus = escuro, marrom; e de -collis, collum = papo, pescoço colo. ⇒ Pássaro da orla com papo marrom ou pássaro da orla com papo escuro.

    Agradecemos a Thaís (Plantão Animal) pelo acionamento e a Camila e Verônica (IPEC) e suas respectivas equipes pelo célere atendimento.
    E a dona Eliene (Balneário Dois Mares) e família que resgataram o animal no primeiro momento, lhe dando abrigo e cuidados necessários.

    Editado: estávamos ainda terminando de redigir o texto para a informação e recebemos a notícia que o pássaro não resistiu e faleceu. São coisas que acontece e o importante é que como protetores animais fizemos nossa parte, com a colaboração da comunidade e órgãos de proteção ambiental. Nosso muito obrigado mais uma vez a todos os envolvidos.

    Fábio Lucciano

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!