Translate

terça-feira, 26 de abril de 2022

Passeio de birding na Ilha do Boi, Vitória.

 No fim de semana pp. com vários feriados, realizamos nova "passarinhada" na Ilha do Boi aqui em Vitória, ÉS. Trata-se de local já muito visitado e com várias referências aqui neste blog. É um típico passeio apreciado por qualquer birder: uma caminhada com binóculo e máquina fotográfica para registrar as aves, sem pretensão de registros incríveis e difíceis!



 
O local é muito bonito e muito agradável para se passear. A proximidade com o mar faz com que várias espécies marinhas sejam vistas, apesar de há bastante tempo não registrarmos alguma espécie "nova", isto é, alguma novidade para o lugar.





 Logo na chegada fomos saudados por muitos Tesourões! As Fregata magnificens rondavam a região, realizando belos voos coletivos mas a grande altura.







 Também os Gaivotões, Larus dominicanus se apresentaram. São numerosos aqui nas proximidades do porto de Tubarão. O curioso é que Vitória, no paralelo 20 graus sul, é o posto mais avançado ao norte da ocorrência dessas gaivotas na costa brasileira.










Também os Trinta réis estavam ativos. Esse aí, é o comum Trinta réis de bando, Thalasseus acuflavidus.
Mas já registramos comumente vários outros Trinta réis aqui em Vix., sendo que o Trinta réis real e o Trinta réis de bico vermelho também são frequentes.











A ave encontrada com mais certeza na Ilha do Boi é essa, o ´Piru-piru, Haematopus palliatus, ave que ocorre desde a América do Norte e em toda a costa brasileira.
 O nome popular "piru-piru" advém de sua vocalização, sendo portanto, onomatopaico. 

Na ilha do Boi, encontra-se uma colônia de bom tamanho, umas 50 aves que posicionam-se nas pedras em frente ao mar, onde capturam sururus, pequenos caranguejos e outros animalejos que habitam essa zona.








 Outro personagem muito conhecido e visto sempre nas mesmas pedras é a Batuíra de bando, Charadrius semipalmatus. Alimenta-se dos mesmos pequenos seres encontrados nas pedras e estão frequentemente deslocando-se entre a zona das marés.










Maçaricos são aves  migratórias, que viajam do hemisfério norte até o hemisfério sul, até as proximidades da Antártida. Vitória é um interessante pouso dessas aves em sua longa viagem.

O Maçarico pintado, Actitis macularius, é um hospede assíduo da Ilha do Boi, onde permanece desde a primavera até o fim do outono.

Já comentamos que esse maçarico é o "primeiro que chega e o ultimo a ir embora" das aves migrantes que fazem pousada na ilha.

Alimenta-se nas pedras comendo pequenos caranguejos, vermes, vasculham cavidades, cracas e a vegetação da maré.





Conhecida como "vira-pedras", Arenaria interpres, é uma ave, também, frequente na ilha. Também é uma ave migratória e apesar dessa informação, sempre desconfiamos que ocorre o ano todo em Vitória, tal é sua exposição na ilha. Alimentação variada de crustáceos, caranguejos, peixes, etc. Registrada em toda a costa brasileira.




O Sabiá-da-praia, Mimus gilvus,  é uma ave litorânea, que habita a costa brasileira até o estado do Rio de Janeiro. É  comum e muito vocal, com belíssimos cantos na época de reprodução.

Essa ave adora a vegetação de restinga, onde pousa sobre os cactos par vocalizar e observar ao redor.




 O Quero-quero, Vanellus chilensis é uma das aves mais comuns e fáceis de serem vistas aqui no Brasil. Normalmente ficam pousados em campos abertos e vocalizam bastante. Na época de reprodução chegam a atacar quem se aproximar de seu ninho, feito no solo. Esse individuo descansava sobre as pedras. É uma ave onívora com alimentação muito variada.




Esse foi um relato de uma observação de aves despretensiosa, sem intenção de registros difíceis  ou lifers, feita apenas para distração nesse esporte maravilhoso que é a OBSERVAÇÃO DE AVES!

Muito obrigado, Amigas e amigos que nos visitam!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!