Translate

sábado, 23 de abril de 2022

Encontro com o Trinta réis boreal, Sterna hirundo.

 Sterna hirundo, o Trinta-réis boreal, é uma ave migratória, que durante o inverno no hemisfério norte migra para o Sul, sendo encontrado no Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Sua distribuição, seja como residente ou migratório, alcança quase todo o globo. Em nosso país é uma espécie que pode ser encontrada com frequência em todo o litoral durante suas migrações. Também chega a lugares no interior do país, sendo, porém, bem mais raramente. É uma espécie, que como seus congêneres, alimenta-se principalmente de peixes que captura em mergulhos sobre as águas, mas, também pode se alimentar de insetos, pequenos caranguejos ou outros animais encontrados próximos à aguas.



Individuo que registramos pousado nessa boia na foz do Rio Piraquê-Açu, município de Aracruz, neste Estado do Espirito Santo.


Essa espécie, apesar de ser frequentemente avistada durante suas excursões, não é considerada como abundante. Segundo o site WA, na Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, a espécie é bastante comum, mas em nossos registros aqui no Espirito Santo, sempre encontramos apenas um individuo. E esse, fica parecendo até um pouco "meio perdido" no meio ou nas proximidades de outros trinta réis, mais abundantes.

Mesmo com nossa aproximação, de barco, o individuo não se intimidou. Permaneceu pousado calmamente nos acompanhando com o olhar.








Individuo solitário encontrado em Vitória, Dezembro de 2015, nas proximidades do píer de Iemanjá.











Voando na praia de Camburi em Vitória, ES, em Setembro de 2015.

Acompanhava outros Trinta-réis bem mais comuns aqui e ou residentes como os trinta réis de bando Thalasseus acuflavidus, ou o Trinta réis de bico vermelho, Sterna hirundinacea.





Como observador de aves, confesso minha alegria ao identificar uma ave que percorre tão grandes distâncias! É uma satisfação descobrir e identificar um trinta-réis dessa espécie, normalmente solitária, aqui no ES, em meio aos bandos dos "colegas" residentes em nossas ilhas como os já citados Trinta réis de bico vermelho e Trinta réis de bando. Lembrando que também tempos por aqui o Trinta-réis real, Thalasseus maximus.

Mas, muito parecido quanto à plumagem de descanso reprodutivo, mas bem mais raro, aqui no Brasil,  é o Trinta-réis ártico, Sterna paradisaea, espécie também migrante de longo curso que já registramos aqui em Vitória. Também apenas um individuo, "perdido" ou talvez melhor dizendo, "acolhido" em uma colônia maior de Trinta réis de bando:


Essa foto foi feita em junho de 2014 e mostra o Trinta réis ártico pousado próximo aos Trinta réis de bando.

Esses dois trinta-réis, boreal e ártico, foram fotografados em suas migrações, durante seus períodos de descanso reprodutivo. Na época de reprodução, a plumagem dessas aves ganha algumas diferenças, inclusive com o bico adquirindo cor vermelha na ponta.!!

Agradecemos às pessoas que nos visitam!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!