A ave apelidada de Saudade também recebe o nome de Assobiador em certas regiões das serras onde ocorre. Lipaugus ater antes era denominada de Tijuca atra. Trata-se de um dos mais belíssimos de nossos cotingas, encantando o observador também por seus hábitos.
A família COTINGIDAE é formada por uma variedade de pássaros com as mais diversas formas e algumas, até mesmo apresentando características bizarras! Umas com aspecto exótico e estranho como é o caso, p.ex., do Anambé preto, o Cephalopterus ornatus. Essa ave, conhecida em lingua inglesa como o Amazonian umbrellabird, gigante com 48-55 cm de comprimento, o macho apresenta uma "gravata" parecido com o badalo de um sino, além de cobertura na cabeça semelhante a um guarda chuva, daí o "umbrella bird". Outras com vozear altissonante e de danificar nossos tímpanos, como o Cricrió, o Lipaugus vociferans ou a Araponga Procnias nudicollis.
Então, dentro dessa família tão diversificada, o nosso Assobiador ou Saudade, pontua como uma das aves mais belas não só da família como de toda nossa avifauna!.
Além da beleza, essa ave impressiona por seus hábitos tão interessantes! Começa, pelos locais onde habita e onde podemos encontra-la. A Saudade é uma ave endêmica do Brasil, da região da floresta atlântica. Mas da floresta de altitudes, sempre acima dos 1.200 metros e até cerca dos 2.100 metros. Isso significa que na região sudeste apenas nas serras da Mantiqueira e do Mar essa ave pode ser encontrada. Outra de suas características, marcante é o fato de sua vocalização ecoar pela regiões altas por longo tempo de forma marcante. Trata-se de um assobio marcante e longo que é impossível passar despercebido.
Nesses locais altos, a saudade pode encontrar, às vezes, com outros colegas cotingas como a araponga Procnias nudicollis, e o Corocoxó Carpornis cucullatus, segundo nos informa SICK em sua obra magistral, Ornitologia brasileira. Esses locais, são matas geralmente mais baixas, que se apresentam próximas às regiões dos campos de altitude. Na serra do Caparaó, na divisa de MG com o ES, nessas mesmas altitudes e matas baixas, não ocorre o Saudade, mas está presente o Corocoxó, com seu canto muito melodioso, típico e preciso: "Coró- coxó".
A fêmea da Saudade também é belíssima, com sua plumagem verde e os olhos de cor vermelha. Porém, não tivemos sorte e conseguimos apenas essa foto aí do lado.
Essa ave é classificada pela IUCN como NT, ou nova ameaçada. Porém, em nosso entendimento, ela está protegida graças aos locais onde habita, que são lugares inacessíveis, que não são interessantes para a atividade agrícola. Além disso, são todas regiões já de reservas de preservação ou protegidas pelo código florestal. Também notamos não ser uma espécie muito rara. Graças à capacidade de nosso guia, o Hudson, nos locais onde paramos e procuramos, logo após a reprodução de seu canto no play-back, alguns indivíduos já apareceram, inclusive duas fêmeas! Isso significa que a espécie tem condições de se reproduzir e continuar nos encantando com sua beleza e seus atributos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!