Translate

domingo, 6 de março de 2011

O Gavião PEGA MACACO EM CHAVES = S.LEOPOLDINA

A localidade de Chaves, onde fica a cachoeira do véu de noiva  é um de meus locais preferidos para  o  birding. Pois  bem, uma das aves  + sensacionais do lugar, é o gavião pega macaco, o Spizaetus tyrannus. Recentemente, consegui fotografa-lo, muito rapidamente. A foto não ficou  boa, mas registra sua imponência e existência naaquele lugar, rico em matas secundárias e próximo à capital.  A foto:

4 comentários:

  1. Olá José tudo bem? Vi que comentou em meu blog bichos pantaneiros. Então gostaria de perguntar se na sua região voce vizualiza o gavião-pato com alguma frequência? Pois aqui na fazenda, eu saindo a campo durante 6 anos, vi ele no máximo 4 vezes, sendo duas bem vistas, tenho foto no wikiaves.
    Não sabemos muito do comportamento dele, mas creio que no pantanal ele precise de grandes áreas de mata para caçar. O que voce acha e se souber me conte como que é ai em sua região.

    Abraços e saudações pantaneiras, Roberta

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta, obrigado por visitar meu blog. Visito o seu e achei muito bonito e super interessante com casos e fotos dos nossos bichos. Quanto ao gavião pato, ouso dizer, - observador de aves há muitos anos - que ele não é tão raro quanto se diz na literatura. Claro, longe de ser comum. Mas já registrei-o em três locais aqui no ES. Inclusive em Chaves onde tirei a foto do tyrannus! Por incrivel que pareça tenho, também, fascinio por esse gavião. Pena que só agora comprei uma camera com superzoom. Mas tenho diversos relatos dele em Chaves (uma ocasião: dois!). Penso, inclusive, que ele é mais "bravo",isto é, mais agressivo que o pega macaco pois caça as aves abertamente. Vou nesse lugar todo mês e tem já uns 6 meses que ele não aparece mas isso é comum pois a região tem muitas matas secundárias nos morros.Durante muito tempo eu o confundia com um individuo maior de Leucopterns lacernulatus, só depois, um dia, descobrindo seu boné preto vi que era o patão. Descreve longos vôs horizontais. Voando vai subindo em circulos até bem alto e de lá, despenca espetacularmente! Seu canto é um pio alto. Aqui no ES, dos gaviões de penacho só temos o pato,e o pega macaco(esse bem + comum). Temos o pombo grande e o pequeno. Nunca vi a Harpia e nem o ornatus. Um abração,gostei muito do seu post e de conservar sobre o "patão". Espero ter ajudado mas se quizer posso fazer relatos mais detalhados e penso, que o gavião pato vai sobreviver pois ele não vive dentro do interior da mata mas naquele ambiente intermediario entre matas e campos.

    ResponderExcluir
  3. Roberta, complementando o que disse antes, o Gavião pato eu acho mais majestoso que o pega macaco. Seus longos vôos horizontais planados e as caídas vertiginosas que faz quando está bem alto dão uma impressão de ser um caçador muito poderoso! E sobre sua conservação, tenho muita esperança que ele sobreviva(como também o pega-macaco) pois desconfio que ele não depende em demasia da mata. O pega macaco sempre fica no interior da mata ou descrevendo circulos e assoviando acima. Mas sua estadia normal é o interior da mata. As "galerias" como me falou uma vez um guarda florestal. Já o pato fica naquele ambiente intermediário, a zona de contato mata-campo e caça no aberto e também, às vezes, dentro da mata. Esse comportamento de "deixar-se cair abruptamente" foi útil para eu identifica-lo pois lí um relato do E.Willis sobre o comportamento de caça desse gavião na serra das araras em MT em que ele faz exatamente esse relato.Veja o relato:
    http://elibrary.unm.edu/sora/Wilson/v100n04/p0672-p0675.pdf

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!