Translate

sábado, 22 de março de 2025

A Pomba amargosa, Patagioenas plumbea.

 Em recente excursão à estrada marginal à Reserva biológica de Duas Bocas em Cariacica, há cerca de 40 km. de minha residência em Vitória, pudemos registrar e fotografar a Pomba amargosa, Patagioenas plumbea.


Trata-se de um Columbídeo de grande porte, mede cerca de 34 centímetros de comprimento e pesa em média 230 gramas! A titulo de comparação, o pombo domestico, Columba livia, mede entre 28-38 cms. pesando entre 238 até 380 gramas segundo o Wiki Aves. Entre nossas pombas selvagens, a Amargosa é a de maior tamanho. Essa pomba vocaliza bastante na época de reprodução mas não é fácil de ser encontrada e fotografada, pois, devido sua índole arisca, evita a presença humana. Além do mais seu comportamento dificulta fotos pois vive embrenhada nas copas da mata.

Foi uma grata surpresa que esse exemplar, atraído pelo som do play- back, saiu de seu esconderijo na copa de arvore frondosa e pousou quase em nossa frente.

Já a tínhamos registrado outras vezes na Rebio, inclusive com fotos de filhote já emplumado:


Foto do filhote de Patagioenas plumbea feita por Aninha Delboni em 17.08.2022, na Rebio Duas Bocas.

A Pomba amargosa alimenta-se principalmente de frutinhos encontrados na floresta e também de sementes. Pode descer ao solo à procura de alimento. Sua cor é cinza plúmbea como o próprio nome cientifico menciona. A denominação popular de Amargosa, tem a ver com sua alimentação. A ave, comumente se alimenta da erva de passarinho, o que realmente faz com que sua carne adquira um gosto amargo.

Habita quase todo o Brasil, sempre em florestas:


Os pontos vermelhos representam os locais onde já foi registrada. Notar que falta em algumas áreas como no nordeste.  FONTE DA FIGURA: Mapa de registros da espécie pomba-amargosa (Patagioenas plumbea) | Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil


AGRADECEMOS ÀS PESSOAS QUE NOS VISITAM!!

sexta-feira, 21 de março de 2025

Tringa semipalmata, Maçarico de asa branca, prolonga estadia em Vitória!

 Tringa semipalmata, o Maçarico de asa branca, está passando uma temporada, pelo visto, agradável aqui em Vitória, ES, Brasil. Neste ano de 2025, fizemos as primeiras fotos dele em 14 de janeiro.




Nessa foto, datada de 14 de janeiro de 2025, podemos ver o nosso Tringa com alimento no bico, fugindo da perseguição de Pirus- pirus e outras aves que ficam monitorando as comidas dos colegas.


Foto feita ontem, 20-3-2025, na Ilha do Boi aqui em Vitória.

Notar que amanhã ocorre a virada do verão para outono no hemisfério sul e do inverno para primavera no hemisfério norte.

A foto de janeiro indicava que a ave estava no estágio de descanso reprodutivo e essa foto recente, de 20 de março, já mostra a ave com sua plumagem reprodutiva.



Outra foto de 14 de janeiro : descanso reprodutivo.

Esse maçarico tem aparecido nos últimos verões aqui em Vitória, mas dessa vez, prolongou sua estadia, talvez pela abundancia de alimentos na Ilha do Boi. Mas agora, com a pressão do instinto de reprodução, veremos quanto tempo ainda ficará por aqui.



A fartura de alimento tem mantido o individuo de Tringa semipalmata, ave migratória que vem do Canadá e vai até quase o polo sul, na ilha do Boi já por quase  três meses!!

AGRADECEMOS AS PESSOAS QUE NOS VISITAM!!