Translate

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Uma nova espécie de ave para o Espirito Santo: Contopus virens!

Contopus virens, o PIUI Verdadeiro do Leste foi encontrado no inicio deste mês de fevereiro de 2025 em sitio no município de Marechal Floriano na região serrana do Esp. Santo.


Essa ave, é um migrante do hemisfério norte, com poucos registros no Brasil. Esse registro feito em Marechal Floriano é o primeiro para o Espirito Santo e apenas  o  de número 31 para o sul e sudeste! No mapa abaixo, podemos verificar onde foram fotografados ate hoje no Brasil.:



FONTE: WIKI AVES: Mapa de registros da espécie piuí-verdadeiro-do-leste (Contopus virens) | Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil.


Em outra ocasião, tivemos a felicidade de registrar o Piui-boreal, Contopus cooperi, na Trilha dos Tucanos em Tapiraí, SP., certamente um parente do Piui do leste e podemos perceber que alguns comportamentos são parecidos. Ambas as espécies gostam de se empoleirar nos galhos mais destacados, separados da folhagem. Ali ficam, parecendo imóveis e por vezes emitem sua vocalização. No caso do Piui verdadeiro do leste, o Contopus virens, notamos que a ave vocalizou bastante, com chamados regulares. Ao ouvir seu chamado por meio de play back, a ave se agitava tentando descobrir de onde vinha o chamado.


Foto do Piui boreal, Contopus cooperi, feita em 14-12-2017, na trilha próxima à pousada Trilha dos Tucanos.





Não é possível dar mais detalhes de seu comportamento ou de como encontra-la. Essa ave foi descoberta pelos colegas da AMOAVES- Associação Martinense de Observadores de Aves. Méritos para a passarinheira Nilda Miranda que registrou a ave pela primeira vez no Espirito Santo, conseguindo um lífer estadual. A forma como foi descoberta, ressalta a importância de se manter atento aos movimentos e também aos sons das aves. Pois foi por meio da vocalização, depois identificada,  que foi conseguido o primeiro registro desse Piui para o Esp. Santo.

Muito obrigado às pessoas que nos visitam!!




sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Matéria do jornal A GAZETA, sobre uma das aves mais raras do Brasil, a Saira apunhalada.

 

FiFilhotes de ave ameaçada de extinção e exclusiva no ES nascem em reserva ambiental

Espécie está criticamente ameaçada e apenas é encontrada nas poucas áreas de Mata Atlântica; nascimento ocorreu em uma área na cidade de Castelo

Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 18:35

 1min de leitura

Três filhotes de saíra-apunhalada nasceram em uma reserva em Castelo, no Sul do ES
Três filhotes de saíra-apunhalada nasceram em uma reserva em Castelo, no Sul do ES. ( Gabriel Bonfá)
Carol Leal
Repórter / ana.saraiva@redegazeta.com.br

Três filhotes de saíra-apunhalada nasceram em uma reserva natural na localidade de Limoeiro, em Castelo, cidade da região Sul do Espírito Santo. A espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção, somando menos de 20 indivíduos vivos reconhecidos na natureza.

A descoberta e as imagens foram registradas por pesquisadores da Reserva Kaetés, que desde 2020 promovem a proteção, monitoramento e aumento populacional da espécie no local. Os três filhotes nasceram durante a atual temporada reprodutiva, que vai até março, e representam um grande passo para a manutenção da saíra-apunhalada.

Aspas de citação

Estávamos monitorando apenas dois indivíduos naquele ponto da reserva e foi uma grata surpresa encontrarmos seis deles, inclusive um pássaro alimentando outro. O sentimento é de que o trabalho pesado valeu a pena 

Victor Vale
Supervisor do Programa de Conservação da Saíra-apunhalada
Aspas de citação

A

PATURI PRETA, Netta erythrophthalma, uma ave rara aqui no ES.

 Estivemos recentemente, no município de Linhares, neste mês de fevereiro, para registrar a marreca Paturi Preta, Netta erythrophthalma, ave já registrada em lagoas a região de Degredo, em algumas oportunidades,

Fomos guiados pelo amigo e passarinheiro Mario Candeias, que nos levou ao lugar, antes já pesquisado pelo amigo e presidente de AMOAVES, o Sr. Roberto de Oliveira Silva.



Conseguimos foto dessa marreca voando, ressaltamos que não havia muitas, talvez umas quatro ou cinco aves, muito ariscas, que não permitiram nossa aproximação.,

A Paturi preta possui uma ampla distribuição na América do Sul, no Brasil ocupa a parte oriental do país, sendo porém rara na região sudeste do Brasil segundo o Wiki Aves.


Mapa de ocorrência da Paturi preta no Brasil, segundo o Wiki Aves.

paturi-preta (Netta erythrophthalma) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil









Com essa foto, consegui melhorar minha foto anterior dessa ave, que havia sido feita na Lagoa da Pampulha em BH,  em 2016:


A característica mais marcante dessa ave são seus olhos vermelhos. Vista do binóculo, esses olhos logo se destacam. Mas, no voo, também ficam bem destacadas as faixas brancas nas asas conf. mostra nossa foto maior.

Pormenor interessante da distribuição dessa ave, é que uma subespécie habita a África, do Sudão até a África do Sul.






Anatídeos são aves vitimas dos caçadores, sendo necessário, portanto, nessas ocasiões, cuidados para se evitar a caça excessiva que podem conduzir essa espécie à extinção.
Finalizamos agradecemos aos visitantes que nos honram com suas visitas!!