Translate

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Uma foto maravilhosa do TOQUIN!

 Toquin foi o nome escolhido em votação pelos membros do COA/ES, Clube de Observadores de Aves do Espírito Santo, para um filhote de Urutau, ou Mãe-da-lua, Nyctibius griseus. A ave, escolheu o local do ninho em uma árvore no campus da UFES-Universidade Federal do Espírito Santo.

Foi uma eleição disputada, inclusive para decidir se seria TOQUIN  ou TOQUIM! Venceu o Toquin, e, entre as muitas fotos que foram feitas para admirar o filhote, destacamos a foto abaixo, do colega Luiz Claudio Effgen:








































A belíssima foto do Toquin com sua mamãe, feita pelo Luiz Claudio Effgen,  ganha um toque especial no colorido PB, realçando com  um toque sublime, o milagre da criação e da maternidade! Luiz, Parabéns pela sensibilidade!

O nome Urutau vem da língua Tupi, e significa ave fantasma, uma referência, talvez, ao canto melancólico dessa ave, que, não raras vezes, chega assustar quem a ouve, quebrando o silêncio de nossas noites! Outras pessoas, atribuem a denominação Mãe-da-lua a uma suposta predileção dessa ave para entoar seu canto fantasmagórico em noites de lua cheia. Essa última crença, acreditamos não ser verdadeira, pois já a ouvimos em noites sem lua cheia!
A família dos urutaus ou mães da lua é denominada de Nyctibiidae, e, no Brasil temos cinco espécies de urutaus, dos quais, quatro ocorrem aqui no estado do Espírito Santo. O Nyctibius griseus, aqui mostrado, é o mais comum, sendo muito registrado em campos, capoeiras, borda de matas e até dentro de cidades. Sua camuflagem é perfeita, imitando a continuação de um toco de árvore, e por essa razão, passa quase sempre despercebido.

OBRIGADO às pessoas que nos visitam!!

6 comentários:

  1. Excelente comentário sobre a história do Toquin, que emocionou a todos. Parabéns Silvério!

    ResponderExcluir
  2. Uma excelente fotografia, com belo texto!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Silvério! Parabéns Luiz Claudio!
    E, tristes, acompanhamos a história de TOQUIN, do ovo ao nascimento e desenvolvimento, interrompido com a queda da árvore que abrigava o ninho, encontrada caída em 28/11/2022, por força do vento. Procurado entre o tronco, galhos e folhas, TOQUIN não foi encontrado.
    Parabéns, também, a Mario Candeias, que registro quase que diariamente a vida de TOQUIN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Victor! Não fiz menção ao acontecido para evitar um clima de pesar, mas isso acontece normalmente na natureza!

      Excluir

Muito obrigado pela visita e comentário!