Translate

sábado, 2 de julho de 2022

Conhecendo a Saracura do Mangue, Aramides mangle!

 Saracuras e Sanãs são aves da familia Rallidae muito comuns no Brasil. Algumas espécies são muito populares como a Saracura dos Três Potes. São aves de comportamento desconfiado, que muitas vezes aparecem furtivamente á nossa frente à procura de alimento!

A Saracura do mangue, Aramides mangle é uma espécie de saracura de porte médio, recebendo esse nome popular por habitar preferencialmente os manguezais. Porém, já foi demonstrado que a espécie pode habitar, também, áreas de mata acima do manguezal como na restinga. Os exemplares que vimos, forrageando dentro do mangue, caracterizavam-se por serem muito ariscos, não se aproximando do observador, e mais que isso, fugindo rapidamente ao perceber a presença humana. 















Aramides mangle em seu habitat preferido: o interior do manguezal.


 Os registros da Saracura do Mangue, constantes no site Wiki Aves.

ttps://www.wikiaves.com.br/wiki/saracura-do-mangue

Pode ser observado que a  grande maioria dos registros são feitos na zona litorânea, coincidindo com os manguezais.

Nos estados meridionais, SC e RS, não há registros, ainda.







No manguezal existente no Campus da UFES, Universidade Federal do Espirito Santo, não é a saracura mais comum, porém, pode ser vista em algumas ocasiões. Recentemente temos observado o aparecimento de um jovem que tem se mostrado mais confiante que os adultos que normalmente visitam esse lugar.

Curioso é que já foi relatado por colegas do COA/ES, que essa saracura passa o dia forrageando no mangue, mas ao cair da tarde, procura as áreas mais altas de vegetação arbustiva onde passaria a noite. Tal fato corrobora noticias já divulgadas por observadores a respeito do habitat preferido por  Aramides mangle.


O Jovem, transitando na sombra das arvores do mangue.

Notar o pescoço de cor cinzenta forte,.







A ave aprecia muito os animalejos do mangue. Os caranguejinhos são verdadeiros petiscos e aqui, nosso herói se deliciando com um desses pequenos caranguejos.






As lamas do manguezal são uma fonte inesgotável de alimentação. Além de pequenos camarões e outros bichos, o mangue é muito rico em pequenos( e grandes!)  caranguejos que se constituem em um ótimo alimento dessa saracura. Outra saracura que vimos bastante nessas proximidades é a Saracura dos três potes Aramides cajaneus. É muito semelhante à saracura do mangue, porém, não entra dentro do mangue( pelo menos ainda não vimos esse comportamento por parte das três potes!). É relatado na página da espécie no Wiki Aves, que a espécie pode sobreviver até se a maior parte do manguezal foi retirado, contentando-se com áreas diminutas como 100 metros de extensão e com pouca vegetação!

Outra espécie de saracura muito frequente no lugar e que também se aventura dentro do manguezal é a Saracura matraca, Rallus longirostris. Muito loquaz, a Saracura matraca, responde agressivamente ao play back. Ao contrario de nossa heroína Aramides mangle, cuja voz é bem mais difícil de ser ouvida.

Apesar do nome popular de A. mangle como Saracura do mangue, em Inglês, a espécie que tem essa denominação é a nossa Saracura matraca, cujo nome inglês é Mangrove rail. Isso porque, a Saracura matraca habita o mesmo ambiente e talvez seja ainda mais fiel ao mangue que Aramides, ocorrendo exclusivamente na costa marítima.


A Saracura matraca, Rallus longirostris, dentro do manguezal (também!) e com um caranguejo no bico. Foto tirada no mesmo Manguezal da UFES.





Agradecemos às pessoas que nos honram com suas visitas!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!