Translate

domingo, 14 de novembro de 2021

Topando com um Atobá pardo!

 















Atobás são aves grandes, possuem tamanho entre os 65 e 85 de comprimento, com uma envergadura das asas que chegam a alcançar 1,5 metro!

São exímios pescadores e para pescar ás vezes chegam a praticar manobras e malabarismos incríveis! São aves costeiras e que na época da nidificação procuram pequenas ilhas ou locais inacessíveis para depositar seus ovos( geralmente dois) no chão.

São aves marinhas e comuns. Aqui em Vitória são facilmente vistos na entrada da baia de Vitória! Raramente chegam e entrar nos canais dentro da cidade. O comum é velos ao longe, nas proximidades dos navios encorados na barra do porto de Tubarão, ora pousados nas boias ora dando seus mergulhos nas proximidades dos ditos navios.

Portanto, foi com surpresa que vi esse Atobá aí, e consegui  fotografa-lo  bem perto! Veio voando ao lado da Ilha do Boi, numa manhã fria e com mar agitado devido ao tempo instável desse novembro. Talvez perdido? Ou preocupado com a escassez de alimento próximo aos navios? Eles costumam, também, acompanhar de muito perto os barcos pequenos dos pescadores que saem ao mar, na esperança de sempre ganhar um peixe menor ou pegar os peixes descartados pelos pescadores. Mas nessa agitação desses dias da primeira quinzena de novembro, devem ser poucos os barcos de pescadores!


Com as asas abertas, voando em minha direção!
















Além de grande pescador é também, um grande acrobata aéreo!




















Já desviando para retornar ao mar alto.






















Tenho comparecido quase todos os dias à Ilha do Boi para "vigiar" a chegada dos maçaricos migrantes, intercontinentais, que viajam do polo norte até o Polo Sul, e que, nessa viagem, fazem uma "pousada" aqui na nossa ilha do Boi para descanso. Neste 2021, até agora só registramos dois: o pintado, Actitis macularius e o Maçarico de sobre branco, Calidris fuscicollis.!

Nessa "vigilia" podemos ter fatos diferentes como é o caso desse Atobá e que aqui comentamos!

Um abraço e muito obrigado a todos os visitantes!!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!