A águia pescadora Pandion haliaetus é figura muito conhecida aqui em Vitória. Todos os anos, quando vai se aproximando o verão, essa águia chega a nossa cidade e por aqui vai ficando até pelo menos o mês de abril.
Pandion haliaetus é uma ave de rapina especializada em capturar peixes, possuindo um tamanho grande. Os adultos medem cerca de 55-58 cm de comprimento. Apresentam também o conhecido dimorfismo sexual tão frequente entre aves de rapina. As fêmeas são maiores que os machos, pesando cerca de 1,2 a 2 quilos. O macho pesa entre 1 kg a 1,8 kg. Possuem uma envergadura de asas de 1,74 m. ( dados compilados do site WikiAves).
Apesar de sua alimentação constituir-se basicamente de peixes, em situações excepcionais, pode também capturar aves e ou pequenos mamíferos.
Esta ave procria na América do Norte e quando vai chegando o inverno no Hemisfério norte ela migra para o Hemisfério sul chegando até o Brasil, Argentina e Chile. Até o momento inexistem informações sobre sua nidificação em nosso pais. Porém, algumas vezes já foram registrados indivíduos imaturos, inclusive, pedindo comida aos adultos.
Essa espécie, tem distribuição tanto nas Américas quanto na região paleártica. São poucos, os indivíduos migrantes , porém, devido seu tamanho e o habito de habitar as proximidades de coleções e água, faz com que seja rapidamente notada!
Pelo mapa de distribuição dos registros constantes no Wiki Aves, observa-se que essa ave visita o Brasil inteiro, chegando mesmo a set comum:
fonte: Wikiaves, www.wikiaves.com.br/águia pescadora.
Nos registros feitos em Vitória e consultados no Wiki Aves, verificamos que o peixe mais comumente capturado por essa águia nas águas em Vitória, é a tainha, Mugil curema.
Agradecemos às pessoas que nos honram com suas visitas!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!