Translate

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Pandion haliaetus chegando para o verão!

 A águia pescadora Pandion haliaetus é figura muito conhecida aqui em Vitória. Todos os anos, quando vai se aproximando o verão, essa águia chega a nossa cidade e por aqui vai ficando até pelo menos o mês de abril.



Pandion haliaetus é uma ave de rapina especializada em capturar peixes, possuindo um tamanho grande. Os adultos medem cerca de 55-58 cm de comprimento. Apresentam também o conhecido dimorfismo sexual tão frequente entre aves de rapina. As fêmeas são maiores que os machos, pesando cerca de 1,2 a 2 quilos. O macho pesa entre 1 kg a 1,8 kg. Possuem uma envergadura de asas de 1,74 m. ( dados compilados do site WikiAves).

Apesar de sua alimentação constituir-se basicamente de peixes, em situações excepcionais, pode também capturar aves e ou pequenos mamíferos.


Esta ave procria na América do Norte e quando vai chegando o inverno no Hemisfério norte ela migra para o Hemisfério sul chegando até o Brasil, Argentina e Chile. Até o momento inexistem informações sobre sua nidificação em nosso pais. Porém, algumas vezes já foram registrados indivíduos imaturos, inclusive, pedindo comida aos adultos.


Em Vitória a espécie é avistada com frequência na praia de Camburi e imediações, capturando peixes. Sobrevoa o mar e quando avista algum cardume, plana por alguns momentos e desfere o mergulho. A ave captura o peixe e voa para longe levando seu alimento.








Essa espécie, tem distribuição tanto nas Américas quanto na região paleártica. São poucos, os indivíduos migrantes , porém, devido seu tamanho e o habito de habitar as proximidades de coleções e água, faz com que seja rapidamente notada!

Pelo mapa de distribuição dos registros constantes no Wiki Aves, observa-se que essa ave visita o Brasil inteiro, chegando mesmo a set comum:



fonte: Wikiaves, www.wikiaves.com.br/águia pescadora.













Nos registros feitos em Vitória e consultados no Wiki Aves, verificamos que o peixe mais comumente capturado por essa águia nas águas em Vitória, é a tainha, Mugil curema.





Agradecemos às pessoas que nos honram com suas visitas!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!