Translate

quarta-feira, 6 de maio de 2020

QUARENTENA : URUBUS NA VARANDA!

Uma das coisas que essa quarentena para prevenção contra o Corona vírus, tem me ensinado é voltar a valorizar o que temos à mão, o que podemos fazer no momento. Isso porque já estamos há 45-50 dias confinados, sem poder passarinhar! Mas, tenho recuperado o hábito de, da varanda de meu apartamento, que por sorte, localiza-se em um bairro nem arborizado da cidade, observar as aves e tentar fotografa-las pelo prazer de apreciar sua beleza e sua existência! Sem preocupação em encontrar aves raras ou muito bonitas! Então, hoje vou postar aqui fotos dos três urubus que temos aqui em Vitória! Tem quatro contando  o Urubu-rei, o Sarcoramphus papa, mas esse, somente nas densas florestas da Reserva de Duas Bocas.


O Urubu de cabeça amarela, o Cathartes burrovianus é uma ave de grande envergadura de asas, mede cerca de 65 cm de comprimento, pesando até 1,5 kg. Além da carniça alimenta-se também de pequenos animais vertebrados que pode capturar em voos rasantes!

É uma espécie comum e vista frequentemente patrulhando campos e áreas abertas à procura das pequenas presas. Também possui olfato apuradíssimo chegando rapidamente ao local onde existe alguma carcaça de animal morto.






























O Urubu-de-cabeça vermelha, Cathartes aura é uma ave, também, muito presente em nossos campos, medindo entre 62-80 cm de comprimento, e possuindo asas longas que podem chegar a 1,80 m. de envergadura. Chega a pesar até 2 kg.

Geralmente é o primeiro urubu que chega ao local onde se encontra uma carcaça de animal em putrefação. Porém, logo é expulso pelos outros urubus e chega mesmo a esperar esses urubus se alimentarem, para então, alimentar-se na sua vez.




O  Urubu-de-cabela-preta Coragyps atratus  tem comprimento médio entre 56-76 cm pesando entre 1,2 a 3 kg., mas possui a menor envergadura de asas entre nossos urubus, alcançando cerca de 140 cm.

Não possui o olfato apurado dos outros urubus do gênero Cathartes, mas é certamente o mais comum dos urubus. Isso ocorre devido a ser o urubu que mais frequenta lixões, contribuindo para esse problema de saúde publica.





Curiosidades sobre os urubus é que não vocalizam!
 Os filhotes de Coragyps são de coloração branca.

Encontrado desde a região central dos EUA até toda a America do Sul.












Visitantes: Obrigado pelas visitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!