Exemplar de Ubarana, Elops saurus, jovem, capturado na praia de Camburi em Vitória,ES,Brasil.
A Ubarana é um peixe da família Elopidae a mesma família do Bonefish e do Tarpon,que também ocorrem no Brasil, mas são mais raros que a nossa Ubarana, pelo menos aqui no Sudeste. É um peixe habitante do Oceano Atlântico tropical e sub tropical, ocorrendo desde os EUA( Golfo do México) até o SE do Brasil.
Possui o corpo alongado, com um maravilhoso colorido prateado e com tons azulados no dorso. Os grandes adultos chegam a pesar 8 kg. e a medir 1 metro de comprimento. O Tamanho padrão, entretanto, é menor., cerca de 60 cm. e 6 kg. Um detalhe muito importante do corpo da Ubarana é sua cauda, fortemente furcada, que possibilita ao peixe uma grande velocidade de cruzeiro. Quando fisgada, a Ubarana luta muito e "toma" muita linha do pescador. É comum, mesmo exemplares pequenos, na corrida para se soltarem do anzol, avançarem 30, 50 metros nos primeiros instantes da fisgada.
A Pesca da Ubarana é mais realizada por pescadores esportivos. São peixes comuns, que gostam de águas rasas de estuários, praias, mangues. O Peixe é um dos mais esportivos da costa brasileira. Ataca com ferocidade iscas artificiais e quando em cardume, vários disputam as iscas. Sua carne, não é apreciada devido a grande quantidade de espinhos finos. Aqui no Estado do Espirito Santo, muitas pessoas costumam aproveitar a carne da Ubarana na culinária preparando bolinhos da mesma forma como são feitos os "bolinhos de bacalhau". Para ser aproveitada dessa forma, a carne desse peixe deve ser separada dos espinhos com uma colher, posteriormente sendo adicionados os temperos para se fazer o preparo dos bolinhos.
A Elops saurus alimenta-se de peixes menores, crustáceos e quando jovens, também de insetos.
É um peixe comum na baía de Vitória, ES.
Mesmo exemplares pequenos brigam muito quando são fisgados! Sua pesca é muito emocionante mas o risco de se perder o peixe é razoável, pois além da enorme agilidade para tentar se soltar ( o que efetivamente acontece muitas vezes!), a Ubarana costuma ficar muito machucada nessa briga, o que dificulta o "pesque-e-solte".
Agradecemos às pessoas que nos visitam: MUITO OBRIGADO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!