Translate

domingo, 10 de fevereiro de 2019

BIRDING NA PRAIA!

10 de Fevereiro, domingo  de um verão escaldante! Eu e meu amigo Evandro Limonge, dirigimos-nos à praia de camburi aqui nesta cidade de Vitória, capital do Espirito Santo, para uma excursão de birding. O tempo quente não foi empecilho e vimos muitas aves marinhas, algumas, inclusive muito próximas, pescando na praia, quase na arrebentação!































O  Atobá-Pardo, Sula leucogaster aproximou-se bastante da praia, e deu um verdadeiro show de acrobacias na captura de peixes. Observem bem   a envergadura de suas asas!

O dia estava muito claro, nem uma nuvem no céu e  então, pudemos registrar o espetáculo dessa ave magnifica. Sula leucogaster é uma ave de grande porte, alcançando alguns exemplares cerca de 85 cm. de comprimento, e tendo uma envergadura de asas de até 155 cm.! Segundo o Wiki Aves, é um pescador admirável, que despenca de grandes alturas quando vislumbra sua presa lá embaixo!
O Atobá é um habitante dos mares tropicais e subtropicais do mundo inteiro, e hoje, pelo menos uns oito indivíduos pairavam sobre a praia de Camburi no setor norte.



Entretanto, mesmo com toda sua habilidade, algumas vezes o Atobá não tem sucesso em sua pescaria! Vimos ele se precipitar na água e não capturar o peixe! Ficando com esse olhar desolado que pudemos ver de longe!










E para nossa alegria, quem apareceu? Nada mais, nada menos esse figurão aí do lado, o Trinta-réis boreal, Sterna hirundo. É um visitante que vem do hemisfério norte. Esse é o quinto registro que fazemos desse Trinta-réis aqui em Vitória. Parece que ele gosta dessa rota que passa pelo Espirito Santo. É mais uma ave marinha que se alimenta de peixes e pequenos animais  marinhos. Sua identificação nem sempre é tranquila, pois outros Trinta-réis, em diversas fases da vida, são parecidos.








Mas figurão fácil mesmo, em nosso verão, vindo todos os anos, é a Águia pescadora, Pandion haliaetus, que também pescava nas proximidades da praia e dos pieres ao longo da praia.  As que chegam até o Brasil são migrantes da América do Norte. Trata-se de uma ave de grande porte, que alcança 58 cm. de comprimento, com uma envergadura de asas de 1,75 metros. No verão chega a ser comum aqui em nossa região, habitando todas as coleções d'água. Seja no mar, seja em lagoas nas proximidades.





Pandion é uma águia conhecida pelos pescadores do pier do final da praia. E, pelo visto, os pescadores queixosos de que os peixes não querem comer suas iscas, podem continuar a reclamar, pois as aves marinhas não voltaram para casa sem peixes. Todas mergulhavam no mar à procura de suas presas, e ao longe pudemos ver a Pandion se afastar com um peixe nas garras.











Alguns outros Trinta réis estavam presentes, sobrevoando a praia e a região do porto de Tubarão, mas não conseguimos boas fotos para postar.

Agradecemos às pessoas que no honram com suas visitas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!