Translate

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Canon EOS 300mm F/2.8 II + TC Canon 1.4 III, a Birder review


Minha experiência como fotografo de aves é mais recente que a de birder! Desde  os 7 anos de idade, sou observador de aves, mas somente comecei como fotografo em 2011. E desde então, já possui várias câmeras e lentes. Uma de minhas fixações como fotografo de aves,  sempre foi aquela ave que está distante, voando ou  pousada ao longe! E nessas ocasiões, sempre me lembro dos conselhos de amigos ou de artigos que já li na internet: nesses casos precisamos ter uma lente de grande distância focal, quem sabe uma 800 mm!.
Mas logo descobri que ter uma lente dessas não é para qualquer um!. Além do preço muito alto, temos de avaliar  também o peso! E, devagar, meus conhecimentos, sempre teóricos, sobre o assunto foram aumentando. E descobri  os TCs, ou teleconverters! Uau, finalmente resolvido o problema: não preciso mais comprar uma lente gigantesca, basta comprar um ou dois TCs! Pois é, e aí começaram outros problemas! Qual  TC  comprar? Como todos os equipamentos de fotografia são caros, resolvi comprar uma solução genérica, mais barata, mas que segundo os sites e entendidos, funcionava muito bem!
A essa altura, já estava  com uma câmera Canon 6D!  Excelente full-frame de entrada. Mas, sendo full-frame, exigia ainda mais um teleconverter devido à ausência do fator de crop algo muito importante na fotografia de aves ou de assuntos distantes. Nesse tipo de câmera, o sensor maior e produtor de fotos melhores, também produz imagens com a nítida sensação de tamanho menor. Isto é, como o sensor não é "cortado" ou "cropado", as imagens possuem seu tamanho real, ao contrário, as mesmas imagens em um sensor cropado, apresentam-se maiores, ou "mais perto", isso devido a que o sensor, de menor tamanho dessas câmeras captura uma área menor o que resulta na sensação da imagem ser maior! Na fotografia de objetos ou animais distantes isso tem importância mesmo que a foto produzida apresente alguns detalhes ou nitidez ligeiramente inferiores quando comparadas às fotos produzidas por uma câmera de sensor full-frame!
Partindo para a decisão, comprei o TC  Kenko Teleplus PRO 300. O equipamento sempre funcionou bem, produzindo boas imagens e confirmando elogios de sites de várias partes do mundo sobre esse produto.



Os problemas começaram quando resolvi atualizar meu equipamento, vendendo a 6D e comprando a Canon 7D Mark II mais adequada à fotografia de aves!
A partir desse dia não pude mais usar o Kenko com tranquilidade. Por alguma razão que não conheço ainda, essa câmera parece ter uma incompatibilidade com o Kenko. Para conseguir fotografar usando o TC, eu preciso sempre desativar o micro-ajuste de foco da câmera!Se não, a máquina "travava" sempre.

Temeroso que essa insistência no uso do Kenko viesse a causar algum dano à 7D Mark II, resolvi então, adquirir um TC Canon. E foi o que fiz após ler vários reviews comentando sobre a excelência do Canon 1.4 III. Além do mais, sendo contemporâneo à 7D mark II, eu pensei que talvez esse TC pudesse ter um bom intercâmbio com a cãmera, produzindo até mesmo imagens melhores.



Bom, então parti para os testes, lembrando que tenho uma lente Canon 300mm F/2.8 IS  II e, apesar de muito elogiada, lembro que a distância focal de 300mm é considerado o patamar minimo para se fotografar aves. Lembrando ainda, que por se tratar de uma câmera cropada, o conjunto 7D mark II + Canon 300mm f/2.8 IS II, resultaria numa distância focal de 480mm, devido ao fator de crop da Canon, de 1.6.
Com o TC eu tenho uma distância focal  final de 480mm x 1.4 = 672mm  o que seria suficiente para fotos de aves. E ai veio nova dúvida: vários revisores e fotográfos criticam o uso de extensores, apresentando uma série de inconveniências como:

a) perda de qualidade de imagem.
b) perda de um stop de luz.
c) aumento do peso do conjunto.
d) AF  mais devagar e lento.

e outras  mais, que no momento não me lembro. Mas, finalmente posso passar para meus amigos minha opinião sobre  o assunto, apresentando algumas fotos com esse conjunto:

CANON EOS  7D Mark II + Canon  300mm F/2.8  IS II + TC Canon 1.4 III


O pássaro, um Mimus gilvus, na Ilha do Boi em Vitória, ES, Brasil. a boa distância.
420mm  Iso 400, F/9; velocidade 1/320.


420 mm.  Iso 400, f/9 ; velocidade 1/320

A partir desse momento, a ave pousou, afortunadamente, mais próxima e consegui essas poses:


420mm Iso 320 f/9 velocidade 1/320.


420mm Iso 320  f/9  veloc. 1/320.


420mm  Iso  320  f/9  veloc. 1/250.



A foto final  420mm  Iso  250  f/9  veloc.  1/320.

Terminei o teste dando-me  por satisfeito  por verificar  que a perda de qualidade de imagem  com  o Teleconverter Canon foi pequena, ou melhor, muito pequena: não consegui mensurar e nem perceber essa perda!

É necessário dizer, que a lente Canon 300mm  f/2.8 II foi usada  com o micro ajuste de foco marcando +10 na câmera 7D Mark II. 
Não sei detalhes se esse micro ajuste varia de pessoa para pessoa ou de equipamento para equipamento, mas o fato é que nesse nível de ajuste tenho ficado satisfeito com minhas fotos!

Espero ter acrescentado algo para os interessados e agradeço sempre a visita a esse espaço.

Um abraço.
José Silvério Lemos.

2 comentários:

  1. Muito bom e esclarecedor seu texto. Cheguei ao seu blog via Wikiaves, pela mídia do "TUJU", daí vi no seu perfil o blog...

    Também tenho vontade de adquirir um TC, mas fico com receio. Uns falam que perde muito em qualidade, redução de vários pontos, etc, mas o que me causa mais preocupação é que perde-se o autofoco, into procede?

    Você ainda tem o TC Kenko?

    Tenho um conjunto 40D com uma 70-300

    Abraços,

    Luiz Claudio Effgen
    Vitória - ES

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz!
    Eu ainda tenho o Tc Kenkel 1.4; obrigado pela visita e pelo comentário! A perda de qualidade é verdadeira mas com o TC 1.4 essa perda é pequena como pode ver na matéria! Já quanto à pé da do AF eu penso que está ligada á câmera que se usa! No caso das Canons, 6D e 7D m. II o autofoco é mantido até a abertura 8.0; isto é, uma lente com abertura máxima de 5.6, com o TC 1.4 vai para 8.0 e ainda mantém o AF.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!