Translate

terça-feira, 15 de setembro de 2015

PASSARINHANDO COM.......MURIQUIS BRACHYTELES HYPOXHANTUS

Recentemente estivemos visitando o parque Estadual da Serra do Brigadeiro, no município de Araponga-MG. Trata-se de uma unidade de conservação da natureza que ocupa uma área de quase 15.000 hectares, predominantemente de Mata Atlântica da Serra da Mantiqueira em sua porção norte. Esse maravilhoso parque é administrado pelo IEF- Instituto Estadual de Florestas de MG. e quem tiver interesse em maiores informações uma fonte muito boa é o próprio site do IEF:

http://www.ief.mg.gov.br/component/content/197?task=view

O parque abriga uma fauna muito rica de aves, algumas ameaçadas. Mas, antes que falemos de aves vamos tecer alguns comentários sobre um dos mais ilustres ( senão o mais ilustre!) habitante do lugar! Trata-se do maior macaco das Américas, o Muriqui do norte, https://pt.wikipedia.org/wiki/Muriqui-do-norte.

Já tínhamos lido bastante sobre esse extra ordinário primata, e, também sua precária e ameaçada situação como espécie da mata atlântica. Além disso, em conversas com antigos caçadores ouvimos relatos muito interessantes sobre o muriqui! Um desses veteranos caçadores, há muitos anos contou-me uma história que lembro até hoje: "Estávamos caçando em matas do vale do Rio Doce, próximas a Caratinga quando deparamo-nos com um bando grande de monos!   Ao nos verem, esses macacos de tamanho grande nos prepararam uma recepção até curiosa: defecavam nas mãos e jogavam suas fezes  em nós, forçando-nos a correr dentro da mata". 
 Esse macaco é o maior do continente americano e hoje em dia sobrevive em poucas matas do país. Sabe-se que ocorre em Minas Gerais em Caratinga e em alguns outros pontos isolados. Para se ter uma idéia de sua importância ecológica basta citar uma comparação feita por estudiosos que, consideram que o Muriqui está para o Brasil assim como o urso Panda está para a China!

Pois bem, em um dia de muita sorte conseguimos vislumbrar de muito longe, um grupo de uns seis muriquis percorrendo as copas da matas, como seu movimento tipico de sair balançando entre os galhos. Efetuamos as fotos e publicamos abaixo, desculpando-nos, porém, por sua baixa qualidade:







Peço que observem, que a segunda foto contém provavelmente uma fêmea com seu filhote "encarapitado" nas costas!

Passado esse relato fundamental, passemos às aves.

Destaque importante no parque para dois cotingídeos ameaçados que vocalizavam bastante: a Araponga Procnias nudicollis e o Tropeiro da Serra Lipaugus lanioides! Infelizmente não conseguimos fotografa-los, apenas gravar suas vocalizações. Outras aves  muito interessantes que ouvimos no parque  foram o Matracão Batara cinerea e o Tuque Elaenia mesoleuca.

Abaixo, uma sessão de fotos de algumas aves magnificas do lugar:

A araponga do horto Oxiruncus cristatus, assobiava continua mente e outras respondiam ao longe:



O João-Porca, Lochmias nematura, chegou bem perto dos birders e conseguimos fotos boas:




O Beija-flor de papo branco, Leucochloris albicollis, em uma composição linda:



E uma das estrelas do lugar, o raro Trepadorzinho, Heliobletus contaminatus, dentro da mata e se aproximando bastante do grupo de birders.



Finalizando, agradecemos muito a Laurielen Gurgel Pacheco, monitora ambiental do PESB que nos recebeu muito bem no parque, bem como nossa amiga passarinheira Celi Aurora e o mateiro Sr. Manoel:


Muito grato a todas e todos que nos visitam!
José Silvério Lemos.

Um comentário:

  1. Gostei muito de seu texto, ele relata com muita precisão e clareza tudo que vivenciamos no Parque, num dia muito especial. Ver os Muriquis, mesmo de longe foi fantástico. Parabéns Silvério pelo domínio que possui de nossa fauna e pelo zelo com que trata o meio ambiente.
    Celi Aurora

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!