Entre os dias 11 a 15 de outubro, pp. estivemos em Gramado, serra gaúcha, junto com a família para conhecer a cidade e passar dias agradáveis no lugar. É claro, que, para um passarinheiro, uma oportunidade de conhecer lugar diferente, significa também, possibilidade de ver e registrar AVES diferentes!
E como tal, levei na mochila binóculo e câmera para a oportunidade de fazer algum registro interessante!
Então, fui com o Swarovski 8x30 e a Canon R7, mas acompanhado da lente 300mm f/4, ao invés da RF 100-500mm., fato este que depois me decepcionou um pouco. Por melhor que seja a lente de 300mm, para o birder -fotografo, o ideal é uma maior distancia focal quando as aves estão longe, e foi o que ocorreu.
Mas, primeiro, algumas notas sobre a natureza do lugar. Gramado situa-se a cerca de 800m. de altitude e seu clima é classificado como Cfb, isto é, um clima temperado oceânico, com geadas frequentes e com eventual queda de neve no inverno. Sua vegetação é muito bonita, com um verde intenso e a mata atlântica ocupando todas as encostas. A região ainda é bastante florestada, com ocorrências de algumas aves do interior da mata atlântica. Não praticamos observação convencional, pois ficamos apenas no hotel e em alguns passeios pelo município. Mas, mesmo assim, conseguimos apreciar a beleza da natureza do município. A vegetação remanescente é dominada pela floresta com araucárias, tendo em seu sub-bosque outras espécies muito interessantes, como o Pinheirinho -bravo, Podocarpus lambertii, outra conífera nativa do Brasil e que pode ser encontrada em florestas de altitude.
Imagens do Pinheirinho, ou Pinheiro- bravo, Podocarpus lambertii, encontrado nas margens do Lago Negro em Gramado.☝☝
E as florestas com araucária, Araucaria angusifolia, remanescentes da mata original, são belíssimas, apresentando quase sempre arvores maduras e com a copa típica. 👇
Com essas pequenas considerações sobre as belíssimas florestas remanescentes com araucárias, passemos a falar sobre as aves que avistamos e também algumas que não vimos, mas registramos pelo som.
Nossas observações de aves foram feitas no próprio hotel onde ficamos hospedados. O Hotel possui, em sua área traseira, de uma vizinhança com uma mata de bom tamanho, Foi lá que registramos várias espécies ou observamos algumas que passavam voando sobre a região.
O Ameaçado Papagaio de peito roxo, Amazona vinacea, também "deu as caras" nas vizinhanças do hotel, enestavamos lá ´para registrar.



.jpg)

































.jpg)













