Translate

sábado, 7 de setembro de 2024

Encontro com uma ave desconfiada: a Borralhara!

 

ENCONTRO COM A BORRALHARA, Mackenziaena severa.

A Borralhara é uma ave da família Thamnophilidae e é citada no livro de SICK, Ornitologia brasileira, de 1985, como um “dos formicarideos mais notáveis do sudeste do Brasil”. De fato, quem presencia o aparecimento dessa ave dentro da mata e sua movimentação, não deixa de admira-la por suas peculiaridades.

Primeiro, pelo tamanho, cerca de 23 cm. O que a quase iguala a um Sabiá laranjeira, Turdus rufiventris! E também por outros predicados, como a capacidade de responder à imitação de seu canto por meio de gravador. Também seu comportamento  é notável! Devido seu tamanho e ao fato de ser ave das brenhas baixas, quase rasteiras, o voo da Borralhara é pesado, e também, não muito longo.

Seu habitat é a mata atlântica, seja em matas ou capoeiras. Esconde-se nas ramagens e brenhas densas, mas seu trai  pelo colorido e sendo uma ave de bom porte, acaba por ser localizada.

Como todos os “papa-formigas”, a Borralhara é uma ave insetívora, alimentando-se de insetos, larvas e pequenos invertebrados que captura nas folhas, galhos e também no solo.

A Borralhara é adaptável. Pode ser registrada até mesmo em plantações de eucaliptos com sub- boque desenvolvido com vegetação nativa. Nosso primeiro registro dessa ave deu-se no ano de 2013. Na ocasião, foi difícil conseguir o registro. Tivemos de nos camuflar com folhas de arbustos para a ave se aproximar e conseguirmos fazer as fotos.


Mackenziaena severa fotografada na localidade de Soído, Domingos Martins, ES. dia 05-9-24.

A degradação das matas, acaba por prejudicar muito a Borralhara, pois depende muito dos arbustos ou brenhas das matas para morar. Se o sub bosque é suprimido, fica sem onde forragear e se esconder. Observamos que pode existir em capoeiras desde que tenha um sub bosque denso, permitindo-lhe se refugiar.


A foto do primeiro registro que fiz dessa ave, em Agosto de 2013 na Serra do Limoeiro em Itarana. ES.










A Borralhara habita a região da mata atlântica, no Brasil, Paraguai e Argentina. No Brasil, começa a aparecer na Bahia, em regiões de altitude como em Boa Nova, e vai até o Rio Grande do Sul. No Espirito Santo é uma das aves que somente são registradas nas montanhas acima dos 500 m. A partir do sul do  Rio de Janeiro já existem registros ao nível do mar.

Distribuição dos registros da Borralhara no Wiki Aves, segundo o mapa da espécie: http://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_borralhara


Portanto, a Borralhara é uma de nossas aves notáveis da Mata Atlântica como disse nosso saudoso Helmut Sick!











Agradecemos as pessoas que nos visitam: Obrigado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!