Translate

sábado, 2 de novembro de 2019

UMA COLÔNIA DE JAPUS e o Parasita!

Japus são aves muito gregárias! Imponentes passarões de longa cauda amarela e respeitável bico, também de cor amarela, essas aves podem ser facilmente notados onde se estabelecem!





























Nesta Sexta-feira dia 31.10.19, observamos uma colônia de Psarocolius decumanus, na estrada que liga a cidade de Cariacica até a localidade de Sertão Velho, neste Estado do Espirito Santo.

A COLÔNIA:


Não é uma colônia grande, contamos 26 ninhos de ambos os lados da árvore, um Aderno de uns 25 m. de altura! Japus parecem apreciar a vegetação dos Capoeirões onde ficam bem à o vontade!
Mas o movimento dos Japus, entrando e saindo dos ninhos era grande e mostrava uma agitação e um nervosismo, talvez por terem me notado e sendo observados.
























Japu entrando no ninho! Muito provavelmente estão com filhotes pequenos. Não ouvimos o chiado característico dos filhotes e por isso, deduzo que devem ser bem novinhos.

















Mesmo o ninho sendo grande, ás vezes superam 1 metro de comprimento, a ave tem de se esgueirar para chegar la dentro! Lembrando que o Japu é uma ave de 48 centimetros de comprimento, o macho, e a fêmea alcança  38 cm.!











O PARASITA!


Mas o perigo ronda a maternidade japuense! Vislumbramos, paradas na árvore, como quem não quer nada, algumas fêmeas de outro grande Icterídeo! Trata-se da Iraúna grande, Molothrus oryzivorus! 

Como estamos em plena primavera, temporada de reprodução dos bichos, os recantos da mata fervilham de vida e amor!





Os ninhos pendentes dos Icterídeos podem ser predados tanto por mamíferos, como aves e cobras! Mas além desses perigos, ainda devem ficar atentos contra os notórios parasitas conhecidos. São também Icterídeos como eles, Chupins e as Iraúnas.

 É impressionante como os Japus não percebem o perigo!

Nessa foto da esquerda, uma fêmea de iraúna chega a inspecionar um dos ninhos enquanto outra fica de guarda na porta de entrada de um dos ninhos.


Nessa foto podem ser percebidas três fêmeas da Iraúna, inspecionando e escolhendo onde botar seus ovos!















Um dos Japus volta de sua excursão para a colônia, trazendo no bico o alimento para os ninhegos.

Parece que alguns desses ninhegos, ao crescer, não terão as longas retrizes amarelas que caracterizam essa espécie!










Acho que foi Goeldi quem disse: Em uma de suas excursões, deparou com um ninho de japu caído ao solo. Dentro havia um filhote que foi alimentado por seu pessoal, e, ao final, desenvolveu-se uma perfeita Iraúna.

Portanto, esse parasitismo da Iraúna sobre o Japu já é bastante antigo!

OBRIGADO PESSOAS GENTIS QUE NOS VISITAM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!