Translate

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Laniocera hypopyrra, a CHORONA CINZA!

A  Chorona cinza, Laniocera hypopyrra, é uma ave da família TITYRIDAE, habitante da Floresta Atlântica de tabuleiros e da Floresta Amazônica!


Um individuo ainda imaturo, fotografado em Linhares na Reserva Natural Vale do Rio Doce em 21.12.2015.

Esta ave é uma das conhecidas "amazônicas" das matas de Linhares, da região dos tabuleiros litorâneos, que englobam terras do sul da Bahia e do Espirito Santo, ao norte do Rio Doce.
Já foi dito em vários locais, que essa região dos tabuleiros tem uma forte identidade florística e faunística com a floresta amazônica!.

Mapa de ocorrências da Chorona de acordo com os registros existentes no Wiki Aves, www.wikiaves.com.br:






Pode ser observado que no leste do Brasil, são muito poucos os lugares de ocorrência dessa ave, marcados no mapa com os pontinhos vermelhos.













O nome  popular Chorona, certamente advém de sua vocalização, um assobio que lembra um choro! Essa ave magnifica, já foi classificada, antigamente até uns 30 anos atrás, na família Cotingidae com os quais possui certa semelhança. Porém, mais recentemente, com o desmembramento dos cotingas em tribos menores, coube-lhe ficar entre os Tityrideos.

Trata-se de uma ave de tamanho médio, 21 cm., habitante do interior da mata, onde fica abaixo da copa, no estrato médio, muitas vezes imóvel e fleumático. Não é rara e nem está ameaçada, enquanto as florestas não forem destruídas. Alimenta-se de insetos e frutos. Já foi descoberto que os ninhegos dessa ave, quando bebês ainda no ninho, tem uma aparência bizarra, parecida com lagartas cabeludas. Talvez isso seja uma adaptação da espécie á alta taxa de predação de que é vitima! Segundo  o WA, em certas zonas, a Chorona chega a ser vitima de predação de 80% de seus ninhos!.


No ultimo dia 19 de julho de 2019, encontramos a Chorona, de novo, na Reserva da Vale.

O individuo macho vocalizou várias vezes e pudemos fotografa-lo na posição que mais gosta, à sombra da copa e bem protegido!

Enquanto conseguirmos preservar nossas florestas, poderemos ouvir o canto melancólico e característico da Chorona cinza.







Muito obrigado aos amigos e amigas que nos visitam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!