Translate

domingo, 18 de novembro de 2018

UMA CORUJADA NAS MONTANHAS DO ES.




15 de novembro, feriado nacional da proclamação da República! Não poderíamos passar um feriado sem correr atrás de aves! Certíssimo, conforme já havíamos combinado com nossos amigos e colegas das duas organizações de birding COA/ES  e  AMOAVES, fomos até o município de Domingos Martins neste estado do Espirito Santo, Brasil à procura de aves! Mais precisamente nas proximidades da “Pedra do lagarto”, região conhecida como Pedra Azul. Trata-se de região de altitudes acima de 1.000 metros, alcançando uns 1.800 na pedra do lagarto. Foto abaixo:


É uma região de grande beleza cênica. E fomos à procura do Narcejão Gallinago undulata, ave muito difícil de ser registrada devido a seus hábitos crepusculares e ou madrugadores, ou então, à sua grande capacidade de se esconder e passar despercebida.

















O Narcejão é ave que enfrenta algumas ameaças à sua sobrevivência devido à drenagem de pântanos e áreas alagadas nativas, que são o seu habitat. Mas é uma ave muito curiosa e extravagante! Esse aí, por exemplo, ao ouvir o canto da espécie no gravador, veio rápido e chegou mesmo a pousar no meio do asfalto!
O Gallinago chegou mesmo a vocalizar no asfalto chamando pelo suposto companheiro.


















Depois de registrar e gravar Gallinago undulata, seguimos para outra localidade nas proximidades onde fomos informados pelo colega Eduardo Neves, da ocorrência da rara coruja listrada Strix hylophila. Após alguns minutos procurando a ave, ela apareceu com toda sua beleza. E para nosso encanto, eram duas, um casal!




















Primeiro o macho apareceu. Ele é um pouco menor que a fêmea, que geralmente em aves em aves de rapina são maiores.


















A fêmea empoleirou em árvore próxima, curiosa e nos fitando. O casal vocalizava em dueto e aproveitamos para gravar seu dueto.


















Essa ave está classificada no Wiki Aves  como  “Quase ameaçada” e o encontro com um casal nos enche de esperança para que realmente consiga escapar das ameaças. A região de Domingos Martins, até hoje em dia, ainda conta com importantes remanescentes florestais da mata atlântica, o que certamente propicia a sobrevivência dessas espécies emblemáticas de nossa fauna. Deixamos registrado  que esses registros só foram possíveis graças ao nosso amigo e colega Eduardo S.Neves, que gentilmente nos levou aos locais onde essas aves maravilhosas tem aparecido! 

Muito obrigado, amigas e amigos que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!