Translate

domingo, 5 de janeiro de 2014

EXCURSÃO A MONTE ALEGRE

O  COA/ES organizou uma excursão ornitológica à comunidade quilombola de Monte Alegre, município de Cachoeiro de Itapemirim  neste estado do Espirito Santo. Nos dias 28  e 29 de dezembro de 2013 estivemos nessa localidade, procurando conhecer um pouco de sua avifauna. O motivo ´principal da excursão foi registrar o mãe da lua gigante, o Nyctibius grandis, espécie de ave já comentada aqui neste blog. Trata-se do maior dos mães da lua, dotado de uma voz gutural e terrível! Ouçam o som de sua voz:  http://www.wikiaves.com.br/43027&p=1&tm=s&t=s&s=10536 gravado por Rafael Bessa. Pois bem, essa ave já era conhecida no local, aparentando não ser rara ali. Alguns colegas do COA descobriram o ninho com um filhotão  já quase adulto! Então, fomos ao local para fotografar essa ave e aproveitar para conhecer os demais componentes da avifauna regional. Na localidade situa-se a FLONA Pacotuba, ou Floresta Nacional de Pacotuba. Na internet conseguimos acesso ao plano de manejo da floresta: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/Volume_I_Pacotuba_Junho_2011.pdf.

Ficamos entusiasmados com a possibilidade de registrar as aves indicadas nesse plano de manejo mas tal possibilidade, na prática, mostrou-se remota. Lá chegando, e fustigados pelo calor abafado do lugar, iniciamos a observação em um dos remanescentes florestais que nos impressionou muito pelo porte e conservação da vegetação.:





O porte e altura das árvores emergentes são fantásticos! O que dificulta muito observar aves que estão na copa;.Chegamos a ver um jequitibá rosa Cariniana legalis, que, com certeza, necessitaria de umas dez pessoas para abraça-lo completamente! A primeira ave a ser registrada, naturalmente, foi o mãe-da-lua gigante Nyctibius grandis, que mesmo durante o dia, permanecia fleumático em seu posto:



Trata-se de um filhotão, que durante a noite chegou a receber a visita de seus pais. A seguir, mais aves registradas nos lugares próximos:








De cima para baixo: 1) bigodinho Sporophila lineola. 2) Cigarra do coqueiro Tiaris fuliginosa 3) Murucututu de barriga amarela Pulsatrix koeniswaldiana 4) Tico-tico do mato Arremon  semitorquatus 5) Araçari de bico branco Pteroglossus aracari 6) Papagaio chauá  Amazona rodocorytha e 7) Surucuá-grande-de barriga amarela Trogon viridis.

A excursão foi proveitosa, mesmo não se registrando grande parte das aves pretendidas, motivo para próximas viagens até Monte Alegre. A comunidade quilombola comandada pelo Sr. Leonardo é muito simpática, organizada e com ótimas idéias e premissas!. Ao final, os integrantes do COA puderam se confraternizar  com os organizadores da comunidade. Abaixo um dos almoços durante a excursão, sempre muito animados e motivos de muitas brincadeiras entre os participantes:


Agradecemos a visita das pessoas que se interessam por nossas passarinhadas e desejamos um ano de 2014 cheio de saúde e realizações para todos e todas.!
José Silvério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!