Nesse sabado pp. dia 8 de outubro, estivemos no municipio de Laranja da Terra, em visita de conhecimento à pedra dos cinco pontões. O objetivo principal da expedição era procurar mais um local de habitação da águia chilena, a Geranoaetus melanoleucus, extrapordinária ave de rapina que, dias atrás, encontramos no maciço dos três pontões no municipio de Afonso Claudio.
MAIS FOTOS do belíssimo lugar:
O ponto culminante chega a cerca de 1.100 mts. de altitude e a montanha toda forma uma imponente massa de granito. Belíssima, tem o aspecto de picos graniticos pontudos, comuns em cordilheiras como os Andes mas raros nas montanhas brasileiras. As encostas são abruptas e a semelhança do que vimos na pedra dos três pontões, as paredes possuem buracos naturais que devem ser usados pelas aves para nidificar.
Depois de algum tempo, em que observamos os muitos urubús planando no alto, as águias apareceram! Foi uma emoção muito forte confirmar nossa suspeita de que a águia chilena Geranoaetus melanoleucus habitava essas montanhas. Vimos duas, apesar de não termos conseguido tirar fotos das duas juntas. Também vimos outro individuo parecido com o imaturo, mas sem confirmar. O imaturo tem a cauda mais comprida e plumagem marronzada.
Geranoaetus é uma águia espetacular! A razão do entusiasmo com essa ave pode ser explicada pelo ineditismo. Até recentemente não se sabia de sua ocorrência no Esp. Santo,isso apesar de muitos pesquisadores já terem visitado o Estado e até morado aqui, como o caso do Sick. O primeiro registro da águia chilena no ES foi feito por José Ronaldo nas pedras dos Três pontões em Afonso Cláudio. Dai, inferimos que ela poderia ocorrer também em cinco pontões, fato agora confirmado. Nessa linha de raciocinio, talvez possamos encontra-la em outros locais como os pontões capixabas em Pancas, a pedra azul em Domingos Martins e na pedra do Garrafão em Santa Maria de Jetibá. Outra razão do entusiasmo é a própria ave. Magnifica, com cerca de 70 cms de comprimento e uma envergadura de asas de 2 metros, está se falando de uma águia de verdade. Sua distribuição geografica avança pelo Brasil pelo sul, sudeste e subindo até as caatingas nordestinas. Prefere regiões abertas como o cerrado, caatinga e escarpas montanhosas. O que há de comum entre essas regiões? Parece ser sua natureza agreste e erma.
Sobre essa águia nossas pesquisas vão continuar,acompanhando seus hábitos e procurando outros locais onde mora. Mais uma foto de seu vôo planado e poderoso:
Lembro ainda, para não se fazer confusão com a excursão passada, que aconteceu na serra dos Três Pontões, que fica em Afonso Cláudio, outro local de ocorrência dessa águia. Portanto, são dois locais diferentes, distantes um do outro em linha reta, pelo Google Earth, cerca de 29 kms. A seguir, uma vista dos três pontões tirada dos cinco pontões durante esta nossa última excursão:
A região é muito bonita e deveremos voltar para excursões mais instrutivas. Um abração a todos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela visita e comentário!