Hoje, dia 2.5.2011, feriado de N.Sra. da Penha, fomos, eu e os amigos, Fabricio Costa e Claudio Pereira a uma excursão de birding na estrada marginal da Rebio de Duas Bocas em Cariacica. Conheço o local desde 1986 e sua importância é muito grande para a conservação das aves florestais, principalmente devido ao fato de situar-se proxima a um grande centro urbano como a capital do Espirito Santo, da qual dista cerca de 40 Km.
Algumas fotos com vistas do lugar:
a área da reserva ocupa 650 alqueires em mata, desde capoeiras até trechos de mata virgem, que nunca foi cortada e queimada. Porém, como a mata emenda com outros remanescentes proximos e vizinhos, sua área real é muito maior. Isso ressalta sua importância única para a conservação dos bichos. Não somente aves, mas muitos mamiferos ali vivem. alguns "importantes" como a onça suçuarana, Puma concolor e outros menores. A região é muito rica para alimentação das aves da mata. Muitas fruteiras nativas como canelas, imbaúbas, quaresmeiras, são abundantes no lugar.
A mata é exuberante. Pode-se dizer que a grande maioria das aves registradas são florestais, isto é, dependem da mata para sobreviver. Algumas fotos da mata:
Vimos muitas aves interessantes hoje! Algumas não conseguimos fotografar devido sua esperteza. por exemplo, vimos uma femea da araponga Procnias nudicollis se alimentando numa fruteira. Essa ave é definida como A VOZ DA MATA ATLANTICA tal é sua importância e identidade com essa floresta. Infelizmente está ameaçada de extinção devido a capturada para ser engaiolada e á destruição da mata. Outras como o tangará de cabeça encarnada, Pipra rubrocapilla, japús Psarocolius decumanus, também apareceram mas não fizeram pose para os fotografos e por isso não aparecem nesse album. A seguir fotos dos modelos que se mostraram cooperativos:
O Surucuá grande de peito amarelo, Trogon viridis, macho e femea , um casal muito simpatico e bonito.
O Tiê-galo ( eta nomezinho feinho!) Lanio cristatus, numa pose dificil, numa grimpa de uma árvore:
A estrelinha do dia, foi o Tangarázinho rajado, o Machaeropterus regulus, ave habitante das matas altas das baixadas do Rio de Janeiro para cima,até a Amazônia, que não é comum não, foto:
Seu canto é uma cornetinha: té....té.....té... essa avezinha é uma jóia, preservada em 2 bocas.
O joão Bobo Malacoptila striata, apareceu lá também:
Um grupo de aves muito inquietas, os pequenos papa formigas do genero Myrmotherula, aqui representados pela choquinha de flancos brancos Myrmotherula axillaris. Formicariideos são aves da mata, muitas do interior escuro e penumbroso, sempre insetivoras.
Uma ave do interior da mata, muito bonita e engraçada é a planadeira, Rhytipterna simplex, insetivora e que emite gritos interessantes.:
Ao final, de novo a femea do surucuá apareceu, exigindo ser fotografada:
Já na volta, encerrando o périplo, duas aves que não são da mata e estavam na beirada, dando sopa: a andorinha serradora Stelgidopteryx ruficollis:
É isso meus amigos e amigas, foi uma ótima observação de aves nessa reserva que é tudo de bom aqui pertinho de nossa capital.!
Pai, adorei todas as fotos, só aves lindas! Fiquei curiosa por uma foto da araponga que é "a voz da mata atlântica", quem sabe numa próxima visita, não é?
ResponderExcluirBeijão!!!
Sim, essa ave,a araponga é uma das minhas favoritas! As outras são os guaxes,o Japú,os limpa folhas e os gaviões pega macaco e pato. Vamos ter mais fotos e com certeza da araponga.
ResponderExcluir