Translate

domingo, 4 de janeiro de 2026

Uma passarinhada em Sampa!

 Uma metrópole com mais de 12 milhões de habitantes pode ter aves interessantes dentro de suas ruas e avenidas? Claro que sim, desde que estejamos atentos e dispostos a perceber!

E foi o que aconteceu comigo no feriado de natal e nos dias próximos. Iria visitar meu filho, morador de SP, e fazer passeios, mas, claro que levar a câmera na mochila é uma atitude previdente. Não consegui fotografar todas as aves que registrei, mas algumas, consegui fazer boas fotos!

Há mais de 10 anos, eu postei: "São Paulo cidade dos periquitos", impressionado com a quantidade dos verdinhos que circulavam livremente pelos bairros da cidade. pois bem, continuam lá, lépidos e fagueiros.

Os mesmos bandos numerosos do Periquito rico, Brotogeris tirica, vozes do Papagaio verdadeiro, Amazona aestiva, e também um bando da Maracanã pequena, Diopsittaca nobilis vi voando pelo bairro de Vila Clementino, área muito povoada da cidade.

Passo a publicar algumas fotos possíveis,  de alguns desses paulistanos mais que ilustres!


Esse foi uma surpresa! No bairro de Vila Clementino notei os pombos agitados voando em todas direções, prestei atenção e quem vejo planando no alto? Esse gavião miúdo, atual Tauató- miúdo, Accipiter striatus. Trata-se de um predador ativo, que persegue presas às vezes de seu próprio tamanho. É um gavião agressivo, que caça presas ágeis. Curiosamente meu primeiro registro desse gavião foi em São Paulo, no Parque do Ibirapuera.
Como disse, trata-se de um predador pequeno, o macho tem o porte de um sabiá, mas a fêmea é bem maior, alcançando 35 cm. de comprimento. Penso que esse individuo fotografado seria uma fêmea devido a seu porte.


O bairro de Vila Clementino possui ainda muitos quintais e áreas abertas, habitat propicio para rolinhas e Avoantes. Essa pomba meiga é uma Avoante, Zenaida auriculata. É uma pomba de porte médio, intermediaria entre a rolinha e o pombo domestico. Geralmente com 25 cm. de comprimento. Tem se tornado comum em muitos lugares devido sua capacidade de adaptação e ao fato de ser muito prolifica. Na Vila Clementino, pode ser considerada tão comum quanto as rolinhas. E tem aumentado suas populações em muitas regiões do Brasil.


A Gralha Picaça. Cyanocorax chrysops, é uma espécie florestal e dessa forma, teria de ser registrada dentro da mata. E tal aconteceu quando fomos passear no Jardim Botânico de SP, e essa ave, muito curiosa e inteligente apareceu. Ave onívora, alimenta-se de insetos, frutos, ovos de outras aves, etc. Tem outros registros dessas aves no Jardim Botânico de SP, inclusive e pequenos bandos, porém essa estava solitária.

Além dessas aves fotografadas, anotei outros registros importantes:

Papagaio verdadeiro
Maracanã pequena
Periquito rico
Biguatinga
Bem te vi rajado

Mas suas fotos poderão ser melhoradas em próximas excursões.

Agradecemos as pessoas que nos visitam e desejamos para todos um FELIZ 2026.