Translate

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Notas sobre o bacurau da telha.

 O Bacurau da telha, Hydropsalis longirostris é uma ave da família Caprimulgidae, ou seja a família dos bacuraus, curiangos. Em média possui cerca de 23 cm. de comprimento. Trata-se de uma ave de coloração escura, com os machos possuindo as retrizes com acentuada cor branca, o que falta às fêmeas.

im

Esse exemplar, talvez uma fêmea, fotografamos no Parque Nacional do Caparaó, portaria Pedra Menina. Há mais de 2.000 metros de altitude, na estrada de terra próxima ao acampamento da Macieira.

Como todo bacurau, logo ao crepúsculo, ele sai de seus abrigos para suas atividades, de alimentação e canto. Esse bacurau possui um canto suave e melodioso. É um insetívoro convicto, alias, como toda a família.


Foto de individuo provavelmente macho, feita em, 2014, em região de altitude no município de Afonso Claudio -ES.

As vezes que encontramos esse bacurau, ele estava pousado no solo, em trilhas rurais.  Ele aprecia como habitat, áreas abertas, lugares rochosos, campos rupestres. Não está ameaçado de extinção mas não é tão presente como o bacurau comum, Nyctidromus albicollis. Para localiza-lo, é necessário procurar nos locais propícios e ficar atento à sua suave vocalização. E sempre em trilhas sobre o solo, onde a ave, à maneira de outros bacuraus, se posta para procurar insetos ou, então, entoar seu canto fino e melodioso.

Esse bacurau possui esse apelido, "da  telha", em virtude de alguns indivíduos costumarem pernoitar nas telhas de casas em algumas cidades.

Agradecemos às pessoas que nos visitam!!