Em nossa recente viagem ao sul do Brasil, tivemos a oportunidade ( apenas uma!) de conhecer a Gaivota de rabo preto, Larus atlanticus.
Trata-se de Gaivota de grande porte, atingindo 56 cm. de comprimento e pesando até quase 1 kg. Sua população reprodutiva encontra-se toda na Argentina. Chega ao Brasil durante o inverno antártico, sendo observada mais nas praias do Rio Grande do Sul e às vezes, em Santa Catarina. Esse individuo que fotografamos é um jovem, devido sua plumagem, cor marrom e estriada. O adulto possui plumagem mais parecida com o Gaivotão, tendo a base da cauda de cor preta, o bico amarelo com uma ponta preta onde na extremidade encontra-se pequeno sinal vermelho.
Essa gaivota tem hábitos semelhantes a outras aves rapinantes marinhos como os Mandriões. Alimenta-se de peixes, mexilhões, restos de peixes deixados por barcos de pesca. Costuma roubar alimentos de outras aves marinhas.
Em virtude do aumento das atividades humanas em praias onde costuma viver, sua população tem sofrido ameaças e atualmente encontra-se enquadrada na categoria de NT, quase ameaçada, pelos critérios da IUCN.
Sua raridade no Brasil pode ser constatada pelos registros no Wiki Aves. São 364 fotos para o Estado do Rio Grande do Sul, apenas 11 em Santa Catarina e 2 fotos no Paraná. A grande maioria desses registros são para o período de Maio a agosto, ou seja nos meses de inverno.
Para os observadores de aves, essa é outra ave de inverno, com possibilidade de ser registrada apenas nos meses mais frios do Sul. E, mesmo assim, é preciso sorte, pois como vimo, são poucos registros na costa gaúcha.
Agradecemos ás pessoas que nos visitam!!