Translate

sábado, 6 de maio de 2017

AVES FANTÁSTICAS DA AMAZÔNIA VI : O Caçula!

Uma das aves mais fantásticas da Amazônia, é certamente, o caçula, Myiornis ecaudatus! O diminuto tamanho desse passarinho, 6,5 cm de comprimento, faz dele uma das menores aves do  mundo!! Seu peso oscila entre 4 e 5 gramas!! Alie-se a isso, o fato de praticamente não ter cauda e pode-se imaginar o que é esse gracioso e diminuto ser emplumado! Se nome cientifico em latim, significa segundo o Wiki Aves: "pássaro voador sem cauda". De fato, sua cauda é muito pequenina, quase não é notada!





Para uma pessoa observadora de aves, encontra-lo, no meio da floresta amazônica, equivale a encontrar uma agulha em um imenso palheiro!!
Se não se conhece sua voz, um chiado muitíssimo sutil, parecido com um grilo, fica muito difícil, quase uma loteria, encontra-lo ou mesmo, desconfiar de sua presença!

Além dessas dificuldades todas, obvias devido ao tamanho pequenino da ave, temos outro fato curioso sobre seu comportamento: a avezinha prefere viver na copa das árvores, a uns 30 metros de altura. Não propriamente na copa, mas no arvoredo logo após o dossel, abriga-se no sombreado da copa conforme pode ser visto na foto acima! Fotografa-la também não foi tarefa das mais fáceis: tamanho reduzido, obstáculos na frente e distância para o foco! Mas o esforço vale a pena: é uma das aves emblemáticas da Amazônia, junto com a Harpia, as duas,por motivos óbvios! Dois extremos de medida e peso!

foto: @Aninha delboni.



















Obrigado a todas pessoas que nos visitam!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!